logo

AGONIA POR ESPERA DE VAGA EM UTI: Gestante está internada com Covid-19 em São José dos Quatro Marcos aguardando por vaga de UTI


Por Da redação Quatro Marcos Noticias

AGONIA POR ESPERA DE VAGA EM UTI: Gestante está internada com Covid-19  em  São José dos Quatro Marcos aguardando por vaga de UTI

Foto: gettyimages

A paciente Suelen Fernandes de Oliveira, 29 anos, está com 28 semanas de gestação, e no oitavo dia de sintomas de Covid-19, e encontra-se internada no centro de Referência em Covid-19 de São José dos Quatro Marcos, com 50 por cento do pulmão comprometido pela doença esperando por vaga de UTI.

A médica do Centro de Covid-19 de São José dos Quatro Marcos Dra. Ana Karen Mozer solicitou na segunda feira (02) – 10h55, vaga para o hospital de referência, com classificação de risco em emergência.

Na segunda-feira (02) por voltas 12hs, a médica ainda entrou em contato com Dra. Natalia Residente de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Santa Helena, que respostou que só estão recebendo pacientes do pré-natal de Cuiabá e que não dispõe de leito no momento.

A redação do Site Quatro Marcos Noticias entrou em contato com um profissional enfermeiro do Centro de Referência de Covid-19 de São José dos Quatro Marcos e até o momento a paciente ainda não foi transferida para UTI. 

A família de Suelen está desesperada a espera da vaga para que seja transferida para Cuiabá.

Pandemia revela fragilidades da assistência a gestantes e mulheres no pós-parto

A médica obstetra Rossana Francisco, professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de São Paulo (USP) e uma das criadoras do OOBr Covid-19, conta que o painel foi criado com o intuito de dar visibilidade e facilitar a interpretação dos dados relacionados à saúde materno-fetal. Segundo ela, os dados refletem um problema específico do país no cuidado de gestantes e puérperas.

— Esses números mostram uma realidade triste que nós já temos no Brasil: a fragilidade e a falta de cuidado com a saúde materna, que ficam ainda mais evidentes quando temos uma situação de sobrecarga do sistema de saúde — afirma Rossana, também presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp).