logo

CDL de Quatro Marcos doa Equipamentos de Proteção Individuais a Associação de catadores de de Materiais Recicláveis


Por Por Assessoria

CDL de Quatro Marcos doa  Equipamentos de Proteção Individuais a Associação de catadores de de Materiais Recicláveis

Foto: Reprodução

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de São José Marcos (ASCAR) recebeu na quinta feira (18) a doação de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) . A doação foi feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de São José dos Quatro Marcos (CDL) e serão utilizadas pelos recicladores da Associação.

A entrega dos EPIs ocorreu no Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, e contou com a participação do Secretário Municipal de Agricultura, Vagner Meira, e o presidente da CDL, Luiz Antonio de Lima Junior e do presidente da associação dos catadores, Celso Eleotério. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), após solicitação de apoio da ASCAR.

Junior Lima, presidente da CDL,  afirmou que a entidade apoia e incentiva a coleta seletiva em nosso município, e que a doação dos EPIs visa garantir que os catadores da ASCAR possam desenvolver seus trabalhos com mais qualidade e eficiência, e que a associação empresarial apoiará as ações que fortaleçam a coleta seletiva.

Junior Lima Presidente da CDL  de São José dos Quatro Marcos em ato de entrega de EPIs para a Associação de catadores de de Materiais Recicláveis

Segundo o prefeito Jamis Silva, o apoio da CDL é  mais um exemplo da importância das parcerias público-privadas junto ao município "Somente com a união de esforços entre o poder público e a iniciativa privada é que poderemos vencer os desafios, sejam eles relacionados a obras, infraestrutura, ou mesmo na proteção dos recicladores como estamos vendo agora com essa parceria com a CDL. Que mais empresas e entidades possam abraçar essa causa", disse o prefeito.

O Secretário de Agricultura, Vagner Meira “afirma que a doação dos EPIs feita pela CDL é de fundamental importância para melhorar as condições de trabalho e de qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis da ASCAR”.

Na ocasião, os recicladores da ASCAR solicitaram apoio da CDL para fortalecer as ações de educação ambiental sofre a coleta seletiva nas rádios locais e rede social e conscientização do comercio local, marketing digital, equipamentos, e melhoria da infraestrutura do centro de triagem.

O munícipio lançou no mês de Agosto, o Pró Catador visa promover várias ações articuladas e integradas públicas e privadas buscando a inclusão social, a cidadania e a geração de renda dos catadores de materiais recicláveis de São José dos Quatro Marcos. Dentre as ações, o programa pretende desenvolver: Capacitação; Infraestrutura e Equipamentos; EPIs; Segurança do Trabalho; Marketing Digital; Comercialização; Educação Ambiental, dentre outras.

Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de São José Marcos (ASCAR)

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de São José Marcos (ASCAR), é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 2019 por trabalhadores catadores e catadoras do munícipio. A associação presta serviços de coleta de materiais recicláveis pelo Programa Municipal de Coleta de Seletiva Solidária, desenvolvido no município.