logo

Perfuração de Poço artesiano é iniciado no Assentamento Florescente em São José dos Quatro Marcos


Por Da redação Quatro Marcos Noticias

Nesta terça-feira (18), a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), iniciou a perfuração de poço artesiano no Assentamento Florescente no município de São José dos Quatro Marcos. O poço artesiano irá atender as cerca de 42 famílias que residem naquela localidade. A ação na comunidade, atende uma demanda  da população e que agora começa a sair do papel.  

De acordo com o vereador Renilso Senhorinho, a administração através do prefeito Jamis Silva, vice Ademilson Valverde estão dando suporte para os projetos de perfuração de poços artesianos nas comunidades, através de convênios firmados entre a prefeitura de São José dos Quatro Marcos com o Consorcio Nascente do Pantanal, Associação Matogrossesse dos Municípios, Funasa e  por ultimo com a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), que possibilitaram a execução de projetos de geologia  e estudo geofísico de Assentamentos e em localidades urbanas para perfuração de poços artesianos. 

Parceria entre a prefeitura de Quatro Marcos e AMM-MT possibilitou vinda da Funasa com  geólogos com aparelho de eletro resistivímetro, aonde realizaram a leitura da retroatividade das rochas, para interpretação dos locais para perfuração

No inicio foram realizados serviços de geologia pelo Geólogo Danilo do Consorcio Nascente do Pantanal e logo após a prefeitura firmou convenio com a AMM-MT, vindo ao município uma equipe da Funasa com  geólogos e aparelho de eletro resistivímetro, aonde realizaram a leitura da retroatividade das rochas, para interpretação dos locais para perfuração.  O uso do aparelho garante economicidade, tendo em vista que o perfuração é feita no local correto, sem riscos de erro. Há vantagem, é uma tecnologia de saber se há a possibilidade de perfuração do poço tubular, o equipamento possibilita visto que o aquífero da região apresentou aquífero fraturado e locais de baixa vazão. 

Parceria entre prefeitura e Consorcio Nascente do Pantanal, deu inicio as trabalhos de geologia através do geólogo  Danilo Guilherme Ribeiro da Silva
Antônio Carlos, Chefe do Departamento de Convênios da prefeitura, auxiliou na confecção dos ofícios e documentações dos convênios firmados entre a prefeitura de São José dos Quatro Marcos com o Consorcio Nascente do Pantanal, Associação Matogrossesse dos Municípios, Funasa e Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat)

Por ultimo foi realizado a parceria entre a prefeitura com a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) para inicio da perfuração do poço artesiano no assentamento Florescente, localidade essa que está em estado critico de falta de agua, inclusive a prefeitura de São José dos Quatro Marcos está dando suporte no abastecimento de água dos assentados. 

Para o presidente da Associação do Assentamento Florescente, Marcelino Rodrigues de Souza,  o momento é para comemorar, já que a comunidade sofre  com o fornecimento de água. Ele também destacou a atuação da administração do município,  da Metamat, do Governo do Estado, dos deputados e que, em um ano  já conseguiu tornar realidade o sonho das famílias que dependem exclusivamente da agricultura familiar. 

O tesoureiro da Associação José Carlos Gomes de Moura, vem acompanhando o projeto desde o inicio e afirmou com otimismo  que a perfuração do poço artesiano trará um novo ciclo de alento para os assentados. "Tenho acompanhado a luta para a perfuração do poço artesiano, e sei o quanto essa conquista representa para nossa comunidade, só tenho agradecer a todos os envolvidos". Afirmou. 

O presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski, afirmou que a cooperação faz parte das ações de investimento em pesquisa e do papel social da empresa. “São mais de 60 mil famílias sem acesso à água potável em Mato Grosso. Temos o corpo técnico de geólogos mais capacitado do Estado e eles atuarão no projeto que iniciarão em 2020 e agora a Metamat  está adquirindo mais perfuratrizes para atender a demanda dos municípios. Para auxiliar as prefeituras que não têm condições financeiras da contrapartida da etapa útil, que significa a instalação de bomba, reservatório, ligação domiciliar e cercamento da área a Metamat está tendo o apoio do Governo do Estado, deputados estaduais e federais de Mato Grosso”, informou. 

Presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski, em audiência com assentados, prefeito Jamis Silva  e vereadores de São José dos Quatro Marcos

 

Presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski, em audiência com assentados, prefeito Jamis Silva e vereadores de São José dos Quatro Marcos
Presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski, em audiência com assentados, prefeito Jamis Silva  e vereadores de São José dos Quatro Marcos
Vice-prefeito e Secretário de Administração fez visita ao Assentamento Florescente