logo

Quatro Marcos lança Campanha contra Queimadas Rurais e Urbanas na Semana do Meio Ambiente


Por Da redação com Assessoria

Quatro Marcos lança Campanha contra Queimadas Rurais e Urbanas na Semana do Meio Ambiente

Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal, através de sua Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio, lançou no dia 02 de junho, durante a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, a Campanha contra Queimadas Rurais e Urbanas no município.

Segundo Vagner Meira, Secretário de Agricultura, o objetivo da campanha é promover a conscientização da população urbana e rural do município sobre os danos e riscos ambientais e sociais provocados pela prática de queimadas, bem como reduzir os focos de calor e incêndios criminosos e ilegais durante o período de estiagem do ano.

De acordo com a Lei nº 9.605 de 1998, a queimada ilegal é crime ambiental, passível de multas e prisão, quanto autuado em fragrante. As queimadas provocam grandes impactos socioambientais, causando poluição do ar, liberação de gases de efeito estufa, redução da cobertura vegetal, destruição de habitats naturais, extinção de espécies da fauna e flora, além de afetar a saúde humana, agravando os problemas respiratórios e doenças como a Covid-19.

Durante o dia de lançamento da campanha, ocorreu a palestra o Impactos dos Incêndios (Fogo) no Meio Ambiente, ministrada pelo professor Mestre Victor Hugo de Oliveira, da UNEMAT, Campus de Cáceres, para estudantes de escolas públicas municipais e estaduais. Durante a semana, está sendo distribuído panfletos em domicílios pelos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, em órgão públicos e bancos, além da divulgação online de panfletos, de matérias e vídeos contra as queimadas.

A campanha conta com a parceria da Secretaria de Saúde, Educação, Vigilância em Saúde, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, SEMA e IBAMA.

Denuncie:

Área rural:

Ibama: 0800 61 8080

Sema: 0800 65 3838

Área urbana:

Polícia Militar: 190

Polícia Civil: 197