logo

1° Encontro Regional de Turismo do Vale do Cabaçal foi realizado em Mirassol D’Oeste


Por Por Assessoria

1° Encontro Regional de Turismo do Vale do Cabaçal foi realizado em Mirassol D’Oeste

Foto: Reprodução

O evento visa discutir a implantação do Programa de Regionalização do Turismo e perspectivas para o desenvolvimento do turismo rural

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur), participou do I Encontro Regional de Turismo da região Vale do Cabaçal, que ocorreu nesta terça-feira (07.12), em Mirassol D’Oeste.

O evento realizado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), com a parceria da Prefeitura Municipal de Mirassol e do Consórcio Intermunicipal Complexo Nascentes do Pantanal teve como objetivo discutir a implantação do Programa de Regionalização do Turismo e perspectivas para o desenvolvimento do turismo rural na região.

De acordo com o secretário Adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, a região tem grande potencial de turismo rural que deve ser incentivado.

“Nosso objetivo é estabelecer rotas turísticas integradas entre os municípios, valorizando as potencialidades de cada região como a Região Vale do Cabaçal que tem grande potencial de turismo”, cita.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, afirma que é preciso explorar o potencial de cada região. “Temos muitas vertentes turísticas a serem contempladas em Mato Grosso, essa região especificamente é voltada ao turismo rural, que ainda é pouco explorado no Estado, mas que pouco a pouco vem ganhando espaço no setor”.

O evento faz parte do plano de desenvolvimento do turismo regional que tem como base o Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo.

“O plano terá duração de cinco anos e possui três fases. O início da primeira fase diz respeito ao fortalecimento dos conselhos municipais de turismo, atualização e nivelamento dos secretários municipais de turismo e dos conselheiros municipais de turismo que aderiram ao plano proposto pela Empaer e Consórcio”, explica Robson Hartmann, turismólogo da Empaer.

A região turística Vale do Cabaçal é composta pelos municípios de Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Rio Branco, São José dos Quatro Marcos e Salto do Céu.