Por G1MT
Foto: Reprodução
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) informou que 30 escolas públicas do estado confirmaram casos de Covid-19 entre estudantes e profissionais da educação, até sexta-feira (13).
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT) disse que fez recomendações às escolas desde fevereiro deste ano e que vem reforçando essas orientações em lives e reuniões com as equipes de educação. Desde maio, os profissionais também foram orientados sobre o plano de contingência nas escolas para eventuais casos de Covid-19.
As aulas presenciais – no formato híbrido – foram retomadas há cerca de dez dias nas escolas estaduais.
"Apesar da incidência ocorrer também em escolas das redes municipais, o maior número de notificações que chegam ocorre na rede estadual. Isso se dá após o governo insistir no retorno às aulas presenciais, sem medidas efetivas de segurança, como a testagem em massa dos estudantes", diz o sindicato, em nota.
Entre os contaminados estão professores, merendeiras, funcionários e estudantes.
De acordo com o sindicato, mesmo diante da divulgação do plano de contingenciamento para evitar a contaminação do coronavírus nas escolas, denúncias registradas no Sintep revelam que em muitas unidades a direção tem dispensado apenas a pessoa diagnosticada com a Covid-19, sem cumprir o período de isolamento daqueles que tiveram contato com a pessoa positivada com o vírus.
“Essa situação poderá levar ao caos, diante da gravidade dessa doença que não tem mais idade para se manifestar, inclusive com casos fatais entre jovens aumentando”, disse o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.