logo

Alívio: Escola Estadual do Distrito da Santa Fé não será mais desativada em São José dos Quatro Marcos


Por Da redação Quatro Marcos Noticias

Alívio: Escola Estadual do Distrito da Santa Fé  não será mais desativada em São José dos Quatro Marcos

A decisão foi resultado de mobilização da comunidade escolar, apoio da prefeitura, Câmara de Vereadores, deputado Valmir Moretto e do Secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

A Escola Estadual Bento Alexandre dos Santos, localizada na comunidade Santa Fé d'Oeste, no Distrito de São José dos Quatro Marcos (MT), continuará funcionando, trazendo retorno a estudantes, pais e à comunidade local. A instituição atende atualmente 35 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, além de funcionar como extensão da Escola Municipal Reinaldo Botelho, recebendo mais 61 alunos do Pré I ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A maior parte dos alunos da Escola Bento Alexandre dos Santos depende de transporte escolar para frequentar as aulas, com linhas que abrangem a Florada da Serra, Cabaçal e o Assentamento, muitas vezes percorrendo longas distâncias. Em média, esses estudantes permaneceram até 8 horas fora de casa, somando o tempo de deslocamento, aulas e retorno.

Anúncio de desativação e mobilização da comunidade

A possibilidade de fechamento da escola se tornou pública após a emissão de um comunicado interno pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (Seduc), no dia 11 de outubro, que indicava a desativação da instituição. A equipe gestora da escola, liderada pela diretora Shiuzi e pela coordenadora Maria Eliza dos Santos Massoni, mobilizou-se para reverter a situação.

A comunidade escolar compareceu em massa a uma sessão legislativa. Na ocasião, a coordenadora da escola,  Maria Eliza utilizou a tribuna para solicitar o apoio dos vereadores, ressaltando a importância da escola para a região e os impactos negativos que seu fechamento traria.

Reuniões em Cuiabá e intervenção política

Em uma demonstração de união e esforço coletivo entre executivo e legislativo, duas reuniões decisivas foram realizadas em Cuiabá, com o intuito de negociar a manutenção da escola. A primeira reunião foi no dia 31 de outubro, contando com a participação dos vereadores e do representante da Seduc, João Batista. No entanto, foi na última quinta-feira, 7 de novembro, que decorreram os encontros finais que definiram o destino da escola.

A primeira reunião do dia aconteceu às 10 horas da manhã e a segunda às 14 horas, com a presença de figuras importantes, como o prefeito Jamis Silva, a Secretária de Educação Rozineia Aparecida de Lima, a Secretária de Administração Cleudimara Lopes, e os vereadores Renilso , Ratto, Meire Braga, Professor Edson e Dessa. Também esteve presente o Secretário de Estado da Educação, Alan Porto, que, após intensas negociações, anunciou que a Escola Bento Alexandre dos Santos não seria desativada.

Reconhecimento aos esforços e agradecimentos

A decisão de manter a escola em funcionamento foi recebida com agradecimento e gratidão pela comunidade. A Câmara de Vereadores expressou publicamente seu agradecimento a todos os envolvidos, destacando o esforço da gestão escolar, da diretora Shiuzi e da coordenadora Maria. Também foram reconhecidos o prefeito Jamis Silva e a secretária de Educação Rozineia, além do assessor Elizeu, que intermediaram reuniões com a Seduc em nome do deputado estadual Valmir Moretto.

Secretário de Estado de Educação Alan Porto foi decisivo para o não fechamento da escola

O agradecimento especial foi dirigido ao Secretário de Estado de Educação, Alan Porto, cuja intervenção direta garantiu a continuidade do atendimento educacional na comunidade de Santa Fé. O compromisso da gestão estadual em manter a escola aberta foi celebrado como uma conquista coletiva, resultado da união entre poder público, comunidade escolar e representantes políticos.

Participantes das reuniões

Estiveram apresenta nas reuniões em Cuiabá os vereadores Renilso, Adonias, Meire Braga, Professor Edson, Dessa, Jaime de Souza, Serginho, Edalvo, o prefeito Jamis Silva, a Secretária de Educação Rozineia Aparecida de Lima, o Professor Charupá e as professoras da Escola Estadual Bento Alexandre dos Santos.

O resultado final representa uma importante vitória para a comunidade de Santa Fé, que agora pode contar com a continuidade dos serviços educacionais e o compromisso de garantir um futuro melhor para seus jovens.