logo

Aparecimento de gatos mortos no bairro Jardim Popular em São José dos Quatro Marcos - MT levanta suspeita de envenenamento


Por Redação Quatro Marcos Noticias

Aparecimento de gatos mortos no bairro Jardim Popular em São José dos Quatro Marcos - MT levanta suspeita de envenenamento

O aparecimento de gatos mortos no bairro Jardim Popular, nesta  semana, tem gerado revolta e tristeza entre os moradores. Dois casos foram registrados recentemente: um na Rua Rui Barbosa, próximo à Escola Estadual Lourenço Peruchi, e outro na Rua Alagoas, próximo a uma oficina de motos. A suspeita é de envenenamento em ambos os casos. 

Na Rua Rui Barbosa, o dono de um dos gatos encontrou restos de um panetone próximo ao animal morto. “Esse gato era meu. Acredito que foi envenenado, pois a língua estava roxa. Ele só ficava perto de casa, mas, infelizmente, a câmera não registrou o momento porque estava virada para o outro lado", lamentou o homem, mostrando os restos do alimento que podem ter sido usados para atrair e envenenar o animal. 

O segundo caso ocorreu na Rua Alagoas. O gato pertencia a uma moradora de uma rua próxima. “Os gatos saem de casa para passear, e pessoas maldosas fazem isso, colocando veneno. Minha filha está chorando muito com a morte do gato”, desabafou a tutora do animal, emocionada com a perda. 

Os donos dos animais, foram orientados por integrantes de um grupo de WhatsApp de animais a registrar denúncia na Polícia Civil. A intenção é formalizar a investigação e garantir que os responsáveis sejam identificados e punidos. 

ORIENTAÇÃO DA COMUNIDADE
Diante da gravidade da situação, moradores do Jardim Popular utilizaram grupos de mensagens para orientar as famílias sobre os procedimentos necessários, incluindo o registro de um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. 
Além disso, tutores de animais estão sendo alertados para reforçar os cuidados com seus bichos de estimação, especialmente em áreas públicas. O uso de câmeras de segurança e a denúncia de comportamentos suspeitos também foram recomendados como medidas preventivas. 
 

CRIME E PUNIÇÃO
Casos de envenenamento de animais configuram crime de maus-tratos, previsto na legislação brasileira. A pena pode incluir reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda de animais. 
Os moradores esperam que as autoridades tomem providências para evitar novos episódios e que os responsáveis por essas ações cruéis sejam responsabilizados. Enquanto isso, a comunidade permanece em alerta, unida na busca por justiça para os animais vítimas dessa crueldade.