logo

Ar condicionados instalados desde 2014 em escolas estaduais de Quatro Marcos até hoje não funcionaram por falta de transformador


Por Da redação Quatro Marcos Notícias

Ar condicionados instalados desde 2014 em escolas estaduais de Quatro Marcos  até hoje não funcionaram  por falta de transformador

Foto: Reprodução

A falta de um transformador de energia elétrica está impedindo o funcionamento das centrais de ar condicionado em escolas estaduais de São José dos Quatro marcos 

Com a alta temperatura, alunos e professores sofrem diariamente com o calor durante as aulas; e assim há mais de 5 anos diretores das escolas estaduais Lourenço Peruchi no bairro Jardim Popular e Zeferino José de Matos no bairro Zeferino II tem feito uma verdadeira via crucis cobrando  da Secretária de Educação do governo do estado de Mato Grosso a instalação de transformadores para o funcionamento dos aparelhos de ar condicionados que foram instalados no ano de 2014. Enquanto isso, alunos e professores sofrem com calor durante as aulas. 

A diretoras das escolas afirmaram que solicitaram por diversas vezes providências da Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso, mas nada foi feito até o momento. 

Segundo professores, a alta temperatura prejudica o rendimento dos alunos. Uma estudante disse que há falta de concentração nas atividades por causa do calor forte. 

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em 2015 até firmou uma parceria com o grupo Energisa, responsável pelo fornecimento de energia elétrica para o Estado, para instalação de transformadores nas 217 escolas estaduais que ainda não possuem salas de aula climatizadas. O acordo firmado não houve sucesso e as escolas continuaram sem o funcionamento de ar condicionado. 

Vereadores do município de São José dos Quatro Marcos cobraram  em 2016 e também em anos consecutivos da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (Seduc), em reunião com Superintendente  da Estrutura Escolar da Seduc-MT  e com os engenheiros  Eletricista e Civil  responsáveis pela estrutura física das escolas do Polo-Região da Grande Cáceres a fim de solucionar o caso. 

Novamente o vereador Renilso Senhorinho estará esta semana em Cuiabá intercedendo junto aos deputados estaduais da região, Dr. Gimenez e Walmir Moretto, e também ao deputado Dilmar Dalbosco  para que haja a solução definitiva por parte do Governo. 

“É inadmissível que em nossa época atual alunos e professores tenham que conviver com uma situação insalubre em nossas escolas, e mais uma vez estarei cobrando dos deputados estaduais e também do governo do Estado de MT que façam a instalação dos Transformadores para funcionar os aparelhos de ar condicionado.