Por Da redação Quatro Marcos Notícias
Foto: Reprodução
A falta de um transformador de energia elétrica está impedindo o funcionamento das centrais de ar condicionado em escolas estaduais de São José dos Quatro marcos
Com a alta temperatura, alunos e professores sofrem diariamente com o calor durante as aulas; e assim há mais de 5 anos diretores das escolas estaduais Lourenço Peruchi no bairro Jardim Popular e Zeferino José de Matos no bairro Zeferino II tem feito uma verdadeira via crucis cobrando da Secretária de Educação do governo do estado de Mato Grosso a instalação de transformadores para o funcionamento dos aparelhos de ar condicionados que foram instalados no ano de 2014. Enquanto isso, alunos e professores sofrem com calor durante as aulas.
A diretoras das escolas afirmaram que solicitaram por diversas vezes providências da Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso, mas nada foi feito até o momento.
Segundo professores, a alta temperatura prejudica o rendimento dos alunos. Uma estudante disse que há falta de concentração nas atividades por causa do calor forte.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em 2015 até firmou uma parceria com o grupo Energisa, responsável pelo fornecimento de energia elétrica para o Estado, para instalação de transformadores nas 217 escolas estaduais que ainda não possuem salas de aula climatizadas. O acordo firmado não houve sucesso e as escolas continuaram sem o funcionamento de ar condicionado.
Vereadores do município de São José dos Quatro Marcos cobraram em 2016 e também em anos consecutivos da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (Seduc), em reunião com Superintendente da Estrutura Escolar da Seduc-MT e com os engenheiros Eletricista e Civil responsáveis pela estrutura física das escolas do Polo-Região da Grande Cáceres a fim de solucionar o caso.
Novamente o vereador Renilso Senhorinho estará esta semana em Cuiabá intercedendo junto aos deputados estaduais da região, Dr. Gimenez e Walmir Moretto, e também ao deputado Dilmar Dalbosco para que haja a solução definitiva por parte do Governo.
“É inadmissível que em nossa época atual alunos e professores tenham que conviver com uma situação insalubre em nossas escolas, e mais uma vez estarei cobrando dos deputados estaduais e também do governo do Estado de MT que façam a instalação dos Transformadores para funcionar os aparelhos de ar condicionado.