logo

“Baleia Azul” e “Os 13 Porquês”: fique atento aos jovens


Por Jônatha Bittencourt

“Baleia Azul” e “Os 13 Porquês”: fique atento aos jovens

O número de atendimentos de crianças e adolescentes com tentativa de suicídio tem aumentado em Porto Alegre. Este é o apontamento da Secretaria Municipal de Saúde. Apenas nesta semana, cinco casos envolvendo automutilação de adolescentes do sexo feminino foram contabilizados.

 

Por conta disso, o órgão emitiu um alerta máximo para que os serviços de saúde da cidade passem a ter uma atenção maior com esse tipo de situação.

 

O secretário Erno Harzheim destaca que está sendo investigada a relação dos casos registrados com o “jogo da Baleia Azul”, que consiste em uma série de desafios que incluem tarefas de autoagressão e ingestão de medicamentos, e a série do Netflix “13 Reasons Why” (Os 13 Porquês), que aborda o suicídio na adolescência.

 

“A gente conhece o impacto do jogo e da série sobre o aumento de casos de homicídios fora do Brasil. Duas semanas foi o intervalo para esta situação começar a ocorrer aqui. Não é só em Porto Alegre, mas também em Santa Maria e outras cidades brasileiras” diz o secretário.

 

A nota técnica da Secretaria de Saúde lista uma série de sinais apresentados por crianças e adolescentes aos quais profissionais da saúde, além de pais e cuidadores, devem ficar atentos:

 

Os principais sinais destacados são:

 

- falas sobre morte e suicídio, mesmo que indiretamente, como vontade de "sumir", "desaparecer", "ir embora";

- isolamento (afastar-se da família, dos amigos);

- perda do interesse em atividades que costumava fazer;

- perda do interesse nas pessoas;

- mudanças no hábito de sono (insônia ou aumento das horas dormindo);

- mudanças dos hábitos alimentares (perda ou aumento de apetite);

- irritabilidade, crises de raiva;

- piora no desempenho escolar, recusa a ir à escola;

- comportamentos autodestrutivos (automutilação, uso de álcool e drogas, exposição a situações de risco);

- situações de bullying;

- tentativas de suicídio anteriores;

 

“Tem que ter uma postura muito aberta de diálogo, não de cobrança nem de punição. Explica os riscos das mensagens que chegam na internet, para crianças maiores falar explicitamente desse jogo. Temos que proteger as crianças e adolescentes desse absurdo que está acontecendo”, diz Harzheim.

 

Porto Alegre conta com dois plantões de emergência em saúde mental com atendimento 24 horas. Um deles fica localizado no Centro de Saúde Vila dos Comerciários e o outro no Centro de Saúde IAPI. O Departamento Estadual da Criança e do Adolescente, ligado à Polícia Civil, e o Ministério Público também já foram acionados e estão em alerta. Todos os casos suspeitos devem ser denunciados.