Por RD NEWS
O presidente da Assembleia Eduardo Botelho (DEM) vai propor uma emenda ao projeto de Lei de criação do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF) para destinar parte do montante arrecadado aos cinco hospitais filantrópicos de Mato Grosso. O anúncio foi feito após reunião entre o democrata e representantes das unidades hospitalares, nesta terça (15), em seu gabinete.
O projeto do FEEF que tramita na Assembleia, prevê arrecadar mais de R$ 183 milhões que serão destinados 100% para a saúde. Para continuar em funcionamento, os hospitais reivindicam repasse mensal de R$ 5 milhões. No entanto, o valor final ainda será definido.
Botelho conta que essa proposta já foi apresentada ao governador Pedro Taques (PSDB), que sinalizou positivamente. O presidente acredita que o projeto possa ser aprovado ainda nesta semana. “É necessário apresentar em regime de urgência, a saúde está na UTI. Todos [deputados] estão conscientes dessa urgência, até mesmo a oposição”.
Atualmente, os hospitais filantrópicos instalados no Estado são: Santa Casa de Cuiabá, Hospital Geral, Santa Casa de Rondonópolis, Hospital do Câncer e Santa Helena.
Antônio Preza, diretor da Santa Casa na Capital, declara que se o projeto for aprovado ainda nesta semana, os hospitais conseguirão ter fôlego para continuar funcionando já nos próximos meses. “O que nós precisamos é de oxigênio no pulmão porque a situação está ruim”.