Por Torcedores.com - Luiz Felipe Longo
O Brasil segue invicto sob o comando do técnico Tite e muito próximo da Copa do Mundo. Até esta quinta-feira (23), eram oito jogos e oito vitórias e, agora, mais um triunfo foi colocado na conta ao derrotar o Uruguai pelo placar de 2×1, em pleno estádio Centenário de Montevidéu, duelo válido pela 13ª rodada das Eliminatórias.
Com o resultado, os comandados de Tite chegaram aos 30 pontos na liderança e estão muito próximos de confirmar vaga para a próxima edição da Copa do Mundo, em 2018, na Rússia, já que sempre que alcançou essa pontuação, esteve presente na principal competição entre seleções do planeta. A Celeste, por sua vez, permanece com 23, segue na segunda colocação, mas vê outras equipes encostarem.
Vacilo e igualdade
Mesmo jogando fora de casa, os brasileiros tomaram a iniciativa e quase foram às redes logo aos 3 minutos, quando Neymar fez jogada individual, abriu pelo lado direito com Philippe Coutinho, que cruzou rasteiro, mas Roberto Firmino chegou atrasado e não conseguiu completar. A resposta uruguaia foi imediata com Vecino, que emendou batida de primeira e tirou tinta da trave.
Instantes depois, um vacilo imenso proporcionou a abertura do placar por parte do Uruguai. Após cruzamento de Arévalo Rios, o lateral Marcelo foi tentar recuar para Alisson, mas a bola ficou curta e o goleiro derrubou Cavani dentro da área, pênalti. Na cobrança, Cavani bateu forte, rasteiro, no canto direito e explodiu em festa o estádio Centenário.
Atrás do marcador, o Brasil não conseguia chegar com perigo e encontrava dificuldades na criação de jogadas. Então, aos 18 minutos, Carlos Sánchez tocou errado, Neymar encontrou Paulinho e o volante teve total liberdade para soltar um foguete, acertando o ângulo esquerdo de Martín Silva, que nada pôde fazer para evitar o empate, um golaço!
O gol fez os visitantes ficarem animados, partirem para cima e controlarem o jogo. Com a posse de bola, os comandados de Tite buscavam a virada, porém em duas oportunidades pararam em Martín Silva. Na primeira, Casemiro perdeu cara a cara e, na outra, foi Neymar quem desperdiçou, não conseguindo alterar o placar.
Virada e goleada brasileira
Nos quarenta e cinco minutos finais, os brasileiros conseguiram silenciar o estádio Centenário ao virar o jogo. Roberto Firmino girou sobre a marcação e bateu para defesa de Martín Silva, só que Paulinho apareceu no rebote e completou para o fundo das redes, colocando o Brasil em vantagem.
A virada fez o Uruguai sair para atacar e teve duas chances de marcar, ambas em bola parada. Na primeira, Cavani carimbou a barreira em cobrança de falta, enquanto na outra, em lance bastante parecido, o atacante charruo parou em bela defesa do goleiro Alisson.
Neymar marcou o terceiro em grande estilo. Depois de chutão de Miranda, o atacante ganhou na velocidade de Coates e cara a cara com Martín Silva teve calma e tranquilidade para dar toque de classe, por cobertura, marcando um golaço. E coube justamente a Paulinho, o dono da noite, anotar o quarto tento e fechar a conta em 4×1, ao completar cruzamento de peito.
Próximos jogos
Brasil e Uruguai voltam a campo na próxima terça-feira (28) em jogos válidos pela 14ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Os brasileiros medem forças diante do Paraguai, na Arena Corinthians, às 21h45 (de Brasília), enquanto os uruguaios vão ao estádio Nacional do Peru enfrentar os donos da casa, às 23h15 (de Brasília).