Vitória supera o Grêmio e quebra tabu
Quebrando um tabu de 34 anos sem vencer o Grêmio em Porto Alegre, o Vitória surpreendeu o Tricolor nesta quinta-feira (23) e bateu os gaúchos, por 2 a 1, na Arena do Grêmio. Pela 10ª rodada do Brasileirão 2016, o Leão contou com os gols de Kieza e Diego Renan para dar fim à sequência negativa de um empate e duas derrotas, chegar a 12 pontos e, em 14º lugar, se afastar da zona de rebaixamento. Até então com 100% de aproveitamento em casa, o Grêmio conheceu sua primeira derrota como mandante, se manteve na terceira posição e viu a diferença para o líder aumentar para quatro pontos.
Com 100% de aproveitamento em casa no Brasileirão 2016, o Grêmio iniciou o duelo pressionando o Vitória. Sem conseguir marcar, o panorama favorável ao Tricolor começou a mudar, aos 25 minutos. Após cruzamento de Diego Renan, Kieza subiu mais que a zaga e abriu o placar para o Leão, 1 a 0. Sentindo o golpe, a tarefa gaúcha se complicou ainda mais aos 30 minutos com a marcação do pênalti e a expulsão de Bressan. Com firmeza, Diego Renan cobrou a penalidade e aumentou a vantagem rubro-negra, 2 a 0. No fim da etapa inicial, Kieza ainda teve a chance de ampliar, mas parou na boa intervenção de Marcelo Grohe.
Mesmo com um jogador a menos, o Grêmio voltou do intervalo buscando o ataque e diminuiu aos 10 minutos. Ao cortar cruzamento de Edílson, goleiro Fernando Miguel se atrapalhou com Victor Ramos, a bola explodiu no rosto do zagueiro e entrou, 2 a 1. Com espaços para o contra-ataque, o time baiano esbarrava nas grandes defesas de Marcelo Grohe e alimentava as esperanças do torcedor gremista. Aos 14, em mais uma jogada aérea, a trave impediu o gol do empate, após cabeceio de Marcelo Oliveira. Apesar do esforço e das chances criadas, o Tricolor não conseguiu evitar a derrota. Na oportunidade mais clara, aos 44 minutos, Luan saiu na cara do goleiro, mas finalizou para fora.
São Paulo e Sport empatam no Morumbi
São Paulo e Sport, vivendo momentos distintos no Brasileirão 2016, ficaram no empate sem gols nesta quinta-feira (23). Em duelo válido pela 10ª rodada, nem o tricolor paulista, sétimo lugar, nem o rubro-negro pernambucano, 17º, balançaram as redes do Morumbi, na capital paulista. Com o empate, o São Paulo chegou a 15 pontos e desperdiçou a chance de entrar no G-4. Com nove, o Leão deixou a vice-lanterna da competição, mas continua na zona de rebaixamento.
Em busca da vitória para entrar no G-4, o São Paulo encontrou dificuldades para furar o bloqueio defensivo do Sport. Apesar da maior posse de bola, o Tricolor criou poucas oportunidades de gol no primeiro tempo. Ganso e Michel Bastos foram os que mais chegaram perto de marcar. Aos 14, o camisa 10 chutou por cima e, aos 21, Michel parou nas mãos de Magrão. Apostando nos contra-ataques, o Sport assustava nas descidas de Diego Souza, mas também não conseguiu superar o goleiro Denis.
Na segunda etapa, o São Paulo passou a ocupar mais o campo adversário. Apesar do domínio territorial, o tricolor continuava com dificuldades de chegar ao primeiro gol. Aos 16, Magrão salvou novamente o Sport em chute cruzado de Michel Bastos. Valorizando o ponto fora de casa, o time pernambucano segurou o resultado até o final.
Pela 11ª rodada da Série A, São Paulo e Sport entram em campo no próximo domingo (26). Às 16h, na capital paulista, o tricolor encara o clássico com o Santos, no Pacaembu. Às 18h30, o Leão recebe a Chapecoense na Ilha do Retiro, em Recife.
Coritiba e Inter ficam iguais no Couto Pereira
Fechando a 10ª rodada do Brasileirão, o Coritiba e Internacional empataram em 1 a 1 nesta quinta-feira (23), no Couto Pereira, em Curitiba. A igualdade foi ruim para as duas equipes. Com 20 pontos, na vice-liderança, Colorado viu a distância para o líder Palmeiras aumentar. Já o Coxa, com 9, continua na zona de rebaixamento, em 17º lugar.
Coritiba e Internacional fizeram um duelo bastante equilibrado, com as duas equipes buscando o gol. O primeiro a assustar foi o Coxa. Aos 19, Juan finalizou rente a trave de Danilo Fernandes. A resposta colorada veio em seguida com Ernando, mas Wilson se esticou para salvar o time da casa. Aos 33, o Inter saiu na frente com Anderson. Após cobrança de lateral, Ernando desviou de cabeça para o volante, que tocou por cima do goleiro, 1 a 0.
Os visitantes tiveram a chance de ampliar logo após a volta do intervalo, mas Wilson fez grande defesa em cabeceio de Sasha. Quem soube aproveitar a jogada aérea foi o Coritiba. Aos 24 minutos, após Danilo Fernandes salvar o Internacional mandando o chute de Kleber para o escanteio, Nery Bareiro apareceu livre dentro da área para completar a cobrança de Leandro. A igualdade permaneceu até o final e o placar terminou em 1 a 1.
Pela 11ª rodada da Série A, Coritiba e Internacional vão a campo no próximo domingo (26). Às 16h, o Colorado recebe o Botafogo no Beira-Rio, em Porto Alegre. Às 18h30, o Coxa enfrenta o Figueirense no Orlando Scarpelli, em Florianópolis.