logo

Caçador morre com disparo acidental durante caçada de javalí em Rio Branco


Por Raul Valentim - Fronteira Alerta

Caçador morre com disparo acidental durante caçada de javalí em Rio Branco

Foto: Fronteira Alerta

Um disparo acidental durante uma caçada de javali, pode ter sido a causa do ferimento que levou a morte um homem na tarde deste sábado 28 de novembro, no interior de Mato Grosso.

Policiais Civis foram acionados para averiguarem o fato de um homem ter dado entrada no Hospital em Rio Branco, cidade distante a 330 Km de Cuiabá, ferido por arma de fogo, sendo que não teria resistido e foi a óbito. 

O fato chamou a atenção para o fato, e ao entrevistarem outros dois , que haviam tentado socorrer o mesmo, foi obtido a informação que os três estariam caçando Javalis na zona rural, em uma propriedade, quando a arma da Vítima teria disparado, causando auto lesão e consequentemente a morte do mesmo. 
Diante destas informações , Policiais Civis com o auxílio de Militares, foram até o local, que era de difícil acesso e muito grande, onde conseguiram localizar 3 armas de fogo, sendo duas espingardas calibre 12 e um outra calibre 36. 

Os dois homens foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil, juntamente com as armas apreendidas, onde foram autuados. 

O fato está sendo investigado pela equipe de Policiais, a princípio como incidente com arma de fogo, causando auto lesão. 

Outras diligências estão sendo realizadas. 

Caçada de javalí 

Foto: WeB. S2glbing

Conforme parte da publicação do G-1 de 1º de fevereiro de 2013, O governo brasileiro deu aval  sexta-feira 1º de fevereiro de 1º de fevereiro de 2013, para iniciar a caça de javalis-europeus e de seu híbrido com o porco doméstico, popularmente chamado de javaporco, considerados animais exóticos que ameaçam a biodiversidade do país.

De acordo com instrução normativa publicada no “Diário Oficial da União” pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), a decisão pelo abate para reduzir a população de javalis ocorreu após registro de ataques a humanos, a animais silvestres e domésticos, e danos a plantações e florestas.