Por Claudia Lima
Em alusão ao Dia Nacional e Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, a Secretaria Municipal de Assistência Social de São José dos Quatro Marcos, realiza de hoje até sexta-feira (05) a Semana do Idoso.
Nesta segunda (01.10), em comemoração ao dia Nacional do Idoso foi promovida uma caminhada, com saída em frente ao Centro de Convivência do Idoso, passando pelo centro da cidade e chegada até a Praça Bandeirante. Na praça, em tom de confraternização foram servidos lanches aos idosos. Às 7:30hs na Igreja da Matriz foi rezada uma missa em benção ao dia da terceira idade.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Mara Cristina Ramos, a Coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Maria Jacinta e sua equipe, Vice-Prefeito, Ronaldo Floreano, Presidente da Câmara de vereadores, José Olímpio de Melo e o vereador Renilson Senhorinho, foram recepcionados calorosamente pelos idosos que participaram da caminhada.
Mara Cristina Ramos fez agradecimentos aos participantes da terceira idade e comparações entre ser idoso e ser da terceira idade, “nestes poucos meses, eu aprendi muito com os idosos. Chegar na terceira idade é diferente de ser idoso, porque o idoso é aquele que está com a idade avançada, cansado, senta na sua cadeira de fio, não participa de nada, pra esse envelhecer é difícil”, e em seguida enalteceu-os tecendo palavras de motivação e apoio “vocês são os que estão na melhor idade, são animados, são dispostos, dançam muito. Agradeço a vocês pelo que estão fazendo por mim, e continuarei a fazer a vocês com muito amor e carinho”. Finalizou.
Ronaldo Floreano elevou a parceria entre a terceira idade e a administração. “Só tenho a agradecer a força de vontade, a juventude que está presente no espirito de cada um deles, em poder participar desta caminhada, em comemoração Semana Internacional dos Idosos. E pra contemplar os integrantes da terceira idade, resta a administração apoia-los em todas as iniciativas deste gênero”,
A coordenadora do Centro de Convivência dos Idosos, Maria Jacinta demonstrou gratidão por participar da vida do grupo da terceira idade. “A terceira idade são pessoas amorosas, que me comove muito. Me sinto feliz em estar no meio deles, me cativam e me engrandece como ser humano, a cada dia que convivo com eles”. Concluiu.
Segundo Maria Jacinta, uma das principais metas da semana é oferecer ao grupo da terceira idade diversas iniciativas, entre elas, cortes de cabelos, gincanas, desfiles , etc. Proporcionando condições para que os idosos tenham mais qualidade de vida, além de promover o envelhecimento ativo e saudável. “É uma forma de valorizarmos as pessoas idosas, oferecermos e incentivarmos opções para que tenham vidas mais saudáveis”, disse a coordenadora.