logo

CAOS NA SEGURANÇA PUBLICA: Delegacia de Glória D'Oeste pode ser fechada pelo Governo de MT


Por O Bom da Notícia - Quatro Marcos Noticia

CAOS NA SEGURANÇA PUBLICA: Delegacia de Glória D'Oeste pode ser fechada pelo Governo de MT

Foto: Reprodução

A Delegacia de Policia Civil do município de Gloria D’Oeste e de mais 20 cidades de Mato Grosso poderão ser fechadas pelo Governo do Estado de Mato Grosso, segundo estudo realizado pelo governo do Estado - por meio da Secretaria de Estado de Segurança.

O o deputado Elizeu Nascimento (DC), - que tem uma trajetória na Polícia Militar -, assegurou que fechar delegacias é regredir. 'Foram 18 anos de Polícia Militar. Cada dia era ultrapassar os limites físicos e mental para defender a sociedade. Sei bem o que cada policial passa. Estamos passando por uma fase na política que busca atrasar o sistema de crescimento. Estamos à beira de um caos'.

Ainda asseverando que acabar com essas delegacias é a mesma coisa de credenciar o crime organizado para operar nas cidades do interior, a exemplo do 'Novo Cangaço'. 'É inadmissível vermos as cidades do interior diante desta situação", completou.

Comissão de Segurança

O deputado Elizeu Nascimento assumiu a presidência da Comissão da Segurança Pública nesta última quarta-feira (27) e, como presidente, já marcou uma audiência pública para discutir a situação dessas delegacias à beira do fechamento. “Vamos lutar para que essas delegacias sejam mantidas de portas abertas para atender a sociedade”, garantiu.

Conforme o parlamentar, entre as cidades e um distrito que podem ter as delegacias fechadas estão o distrito de Nossa Senhora da Guia e as cidades de Acorizal, Carlinda, Glória D’Oeste, Araguainha, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Castanheira, Nova Marilândia, Alto Boa Vista, Santo Afonso, Nova Lacerda, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, Ponte Branca, União do Sul, Luciara, Canabrava do Norte, Santa Cruz do Xingu, Novo Santo Antônio, Jangada, Araguaiana e Nossa Senhora do Livramento.

Outro deputado -  Delegado Claudinei (PSL) -, também pediu nesta última quarta, mais informações do governo, quanto a possibilidade do fechamento das 21 delegacias no interior do estado. Vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária, ao lado do deputado Elizeu,  ele assegurar que é possível resolver os problemas nas unidades do interior. 

Admitindo, entretanto, que muitas delas estão defasadas em nível de material humano e ainda estruturalmente. Mas que ainda assim o Estado deveria buscar uma parceria com os municípios, ao lembrar que o fechamento ocasionaria um grande prejuízo à população.

O parlamentar ainda propôs uma discussão mais ampla sobre o tema junto com representantes do Governo, municípios e ainda a participação do Ministério Público.

“Temos sofrido muita pressão por conta dessa notícia. Recebemos vários vereadores que estão preocupados com essa informação. O delegado geral da Polícia Civil até me ligou para informar que esse estudo aponta o fechamento não de 21, e sim, de 16 delegacias. De todo jeito, seriam16 municípios com as delegacias fechadas. Sabemos da falta de efetivo e a dificuldade que o Estado, mas também notamos que o município quer ajudar, pois é uma situação urgente”, declarou.