logo

Cerca de cem famílas bloqueiam rodovia para chamar atenção sobre situação de trabalhadores acampados em fazenda


Por Folha de Araputanga

Segundo informações de pessoas ligadas ai movimento, os trabalhadores aguardam há 12 anos um pedido de desapropriação, inicialmente, de responsabilidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Posteriormente, o INCRA alegou não ter competência para resolver o impasse. Atualmente o processo está na Unidade em Mato Grosso da Advocacia Geral da União (AGU).

De acordo com o advogado do movimento, veiculado ao Sindicato Rural de Araputanga, Ricardo Mamedes, o processo está na justiça desde 2003 aguardando um posicionamento dos órgãos federais. “Há uma incompetência do governo federal que promete assentar milhões de pessoas e, sequer resolve a situação dos acampados.”

Com cerca de mil hectares, a fazenda está localizada no município de Araputanga. São 150 famílias acampadas aguardando um posicionamento do INCRA e AGU para serem assentadas. Os pequenos agricultores familiares plantam arroz, feijão, cereais, hortifrutigranjeiros, e criam de aves e gados para subsistência.

Para o deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP), a medida visa ampliar a discussão em torno do problema vivenciado pelas famílias. “Apoio essa luta, são pessoas carentes que precisam de amparo que lhes restitua a dignidade e o bem-estar social, mas, antes de mais nada, da garantia de sobrevivência”, disse.