Por Renilso Senhorinho
Na terça-feira (14), aproximadamente 460 alunos do 3º e 5º ano, distribuídos em 22 turmas, celebraram a conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Essa iniciativa é fruto da parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura de São José dos Quatro Marcos, em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação.
Os participantes representam tanto a Zona Urbana quanto a Zona Rural, provenientes das escolas Municipais Ver. Evilasio Vasconcelos, Marechal Rondon e Reinaldo Botelho na área urbana. Na zona rural, os alunos pertencem às escolas municipais Boa Esperança, na comunidade Barra Clara, e à escola Estadual Bento Alexandre dos Santos, localizada no Distrito Santa Fé. A cerimônia de formatura é um reflexo do comprometimento conjunto em promover a conscientização sobre drogas e violência entre os estudantes dessas comunidades.
Conscientizar, prevenir e transformar vidas por meio do conhecimento, um diálogo necessário para mostrar que é possível viver socialmente de forma saudável, sem drogas e violência. Essa é a proposta do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), executado pela Polícia Militar de São José dos Quatro Marcos em parceria com a prefeitura através da Secretaria de Educação de São José dos Quatro Marcos.
Durante o evento os professores do 3º ano e 5º ano foram homenageados em reconhecimento a sua dedicação e empenho em um ano de profundas mudança no estruturalismo do ensino no município.
Os policiais militares 1º Tenente PM Lacerda – Comandante da 3ª cia PM e Cabo PM José Marcos – Instrutor DARE/PROERD foram homenageados pela secretaria de educação e pela prefeitura com um quadro personalizado em reconhecimento a dedicação e aos trabalhos prestados ao longo dos anos.
Tenente Barros, Comandante do 17º BPM de Mirassol d’Oeste participou do evento e disse que o programa permite que as crianças estejam preparadas e fortalecidas para dizerem não às drogas. "É através dessa conscientização é que a gente vê o resultado. Aqui em São José dos Quatro Marcos, o programa acontece há anos e estamos buscando a cada dia mais aperfeiçoá-lo e aumentá-lo para que alcance mais crianças”
Já o Tenente Lacerda, Comandante da Polícia Militar da 3ª Cia da Polícia Militar de São José dos Quatro Marcos salientou o compromisso do programa na prevenção e segurança das crianças. “Vem sendo feito um trabalho conjunto realizado para conscientizar as nossas crianças e adolescentes. É um programa consolidado, em que nós atuamos levando conhecimento e aprendizado as crianças de São José dos Quatro Marcos”
“Como instrutores DARE/PROERD, confirmamos que a cultura das drogas permeia todos os estratos sociais, sem distinção de hora ou lugar. Abordamos de maneira lúdica as informações sobre as possíveis consequências do uso desenfreado dessas substâncias, afetando não apenas o impacto no organismo, mas também nas relações familiares e sociais. É crucial destacar que o impacto é mais significativo em crianças e jovens sem histórico de experimentação. Ao iniciar nosso trabalho, muitas vezes nos deparamos com alunos que já tiveram contato com drogas lícitas, como álcool e cigarros, muitas vezes em ambiente doméstico. Isso envolve parcialmente a prevenção primária, exigindo uma abordagem orientativa mais intensa. Nosso objetivo é ajudar essas crianças e jovens a refletirem sobre suas escolhas, incentivando a tomada de decisões que não comprometam seu futuro”. Disse José Marcos, Policial Militar Instrutor do Proerd.
O prefeito Jamis Silva enfatizou a relevância do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) para nossa sociedade. Destacou que, por meio desse programa, nossas crianças e adolescentes recebem orientações cruciais, sendo apoiados na tomada de decisões seguras e saudáveis, afastando-se de influências prejudiciais como drogas, álcool e violência.
A secretária de Educação Rozineia disse que o Proerd é muito importante pois ajuda a preparar nossos alunos para o futuro, ensinando, por meio da educação, a gerar cidadãos conscientes, cumpridores de regras, construindo pessoas melhores para o futuro do nosso município e da sociedade.
Vereador Ratto participou do evento e ressaltou a importância do Proerd para o futuro de nossas crianças. “Esse programa vem de encontro ao processo escolar, que é a integração da comunidade, família, alunos, professores e gestores. E o que é mais importante, quebrar esse estigma da polícia como se fosse só um sistema repressivo. Nós temos bons resultados, então acredito que deve ser continuado”.