Por Claudia Lima
Foto: Por assessoria
Nos últimos meses cidades de todo o Oeste de Mato Grosso têm sido castigadas pelos fortes temporais e alto volume de chuva, bem acima da média histórica para o período. Em São José dos Quatro Marcos, as chuvas também têm trazido diversos transtornos, principalmente no que diz respeito à manutenção das estradas rurais e urbanas. Se, por um lado, o trabalho de manutenção das vias fica dificultado devido ao tempo chuvoso, por outro, a Prefeitura, através da Secretaria de Obras tem intensificado o trabalho na área rural, para resolver os problemas emergenciais.
“O tempo chuvoso prejudica muito a qualidade das estradas no interior e nos impossibilita de realizar a manutenção destas vias. Levando em conta que a zona rural de São José dos Quatro Marcos tem uma área muito extensa, os problemas agravam-se ainda mais pela situação em que a nova gestão herdou os maquinários, "Assumimos a secretaria de obras e herdamos da gestão anterior maquinários sem condições de uso, muitos deles danificados e estão na oficina para serem concertados. Mesmo com um numero reduzido de maquinários estamos trabalhando com afinco e principalmente concentrados em atender às situações emergenciais”, afirma o secretário de Obras, Jairo de Lima Souza.
De acordo com ele, a secretaria tem atendido aos pedidos de moradores das localidades rurais e mantém equipe que trabalha no levantamento dos pontos mais afetados. “E, quando o tempo firmar vamos focar no serviço de recuperação das estradas, com realização de cascalhamento e patrolamento”, afirma.
Segundo Jairo de Lima as fortes chuvas ocasionaram a queda de ponte e manilhamentos em diversas localidades do município, o que tem ocasionado prejuízos imensuráveis para os produtores e município. Há casos que secretaria de obras interditou o tráfego de veículos para que houvesse a manutenção de estradas e pontes. Conforme Jairo Lima as interdições afetaram cerca de 200 pessoas – em sua maioria, produtores rurais, que deixam de fazer o escoamento da produção de leite, e até mesmo os ônibus que deixam de fazer o transporte de alunos.
A tendência natural é que as chuvas irão dar uma trégua gradativamente, enquanto as previsões não se confirmam, a grande quantidade de chuvas continua a provocar dificuldades, no campo ou na cidade.