Por Da redação Quatro Marcos Noticias
Foto: Reprodução
O vereador Renilso da Silva Senhorinho, propôs na terça-feira (19) na Câmara Municipal a indicação 026, que foi aprovada por unanimidade, requerendo que o Consorcio Intermunicipal de Saude da região Oeste - CISO-MT intermedie junto aos municípios um mutirão para cirurgia de cataratas e pterígio para que os pacientes sejam atendidos.
De acordo com o vereador, é grande a demanda deste tipo de cirurgia em nossa cidade e em outros municipios . “Em 2017 nós recebemos a "Caravana da Transformação" aonde o governo do estado realizou cirurgias e atendeu a demanda de toda região. De lá para cá, esta demanda voltou a crescer e com a Pandemia muitas pacientes não conseguem pagar as cirurgias que tem um custo elevado, e com a parceria entre o consorcio e municipios poderão atender essa demanda”, destacou o vereador.
Sobre as doenças da Catarata e Pterígio
A catarata é uma das principais causas de cegueira, e quando um ou ambos os olhos apresentam alguma dificuldade em receber estímulos do ambiente, isso impacta as áreas celebrais relativas à visão e pode haver um comprometimento irreversível, ou seja a catarata quando não tratada adequadamente pode levar à cegueira, embora seja possível reverter a perda da visão com cirurgia
Já a Pterígio: se não tratada, a doença pode causar sérios danos à visão. No inicio, os olhos ficam vermelhos. Em pouco tempo, começam a arder e ficam muito sensíveis à luz do sol. O pterígio é um crescimento anormal de conjuntiva, membrana que protege o globo ocular-sobre a córnea - parte do olho fundamental na formação da visão. Portanto, o problema pode ir além dos incómodos citados comprometendo de fato a visão. O pterígio apresenta graus nos mais baixos não causa problemas significativos à capacidade de enxergar, mas nos mais altos pode comprometer a visão. Ele pode aparecer em pessoas de qualquer faixa etária, mas os adultos, jovens e idosos são os mais afetados.