Por ESPN
A CPI do BNDES encaminhou pedido nesta quinta-feira, após sessão em Brasília, que a Caixa Econômica Federal e o próprio BNDES disponibilizem os documentos relacionados à construção da Arena Corinthians. O requerimento foi feito pela deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do ex-deputado Roberto Jefferson, delator do Mensalão.
Os assuntos foram deliberados em reunião ordinária na Câmara dos Deputados pela manhã.
"REQUERIMENTO Nº 341/15 - da Sra. Cristiane Brasil - (RCP 14/2015) - que "requer que o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Caixa Econômica Federal (CEF) encaminhem a esta Comissão Parlamentar de Inquérito cópia de toda a documentação referente à construção da Arena Corinthians, incluindo os contratos de financiamento e eventuais aditivos, incluídos aqueles sigilosos e os documentos protegidos por sigilo bancário", diz trecho da pauta.
A CPI do BNDES investiga suposta irregularidades em transações feitas pelo órgão entre 2003 e 2015.
O Corinthians tenta aumentar o prazo de carência para começar a quitar a construção do seu estádio. Pelo contrato assinado em novembro de 2013, o pagamento dos R$ 400 milhões do financiamento do BNDES começou em julho - com o máximo de 180 meses para zerar todos os débitos em parcelas mensais, com juros e correções.
A diretoria alvinegra desenhou um plano para não sofrer tanto pagando o financiamento da Arena e, ao menos por enquanto, vai vendo sua ideia se concretizar de uma forma ainda melhor que a esperada.
A estratégia é usar toda a renda conseguida no próprio estádio para pagá-lo. Na prática, a renda atual da Arena é capaz de pagar nada menos que 94% das parcelas do financiamento.