Por Claudia Lima
O vereador e presidente do legislativo de São José dos Quatro Marcos, Renilso Senhorinho propôs na sessão Ordinária de terça-feira (7), que o município faça um termo de cooperação com Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, por intermédio do Campus pontes e Lacerda – Fronteira Oeste para oferta de Curso de Eletrotécnica.
O vereador Renilso aponta a necessidade de dar oportunidades de qualificação profissional aos munícipes quatromarquenses. “Em conversas com um professor do IFMT do campus de Pontes e Lacerda achei interessante e viável a oferta do curso de eletrotécnica, pois temos uma região que possui demandas por profissionais da área de eletrotécnica. Essa demanda se sustenta na necessidade geral de empresas da região por profissionais dessa área, observando que a região possui uma considerável vocação para a indústria de processamento de produtos agrícolas, sobretudo os pecuários de origem animal, como são os casos da indústria de laticínios e da indústria frigorífica (de bovinos e aves), fortemente estabelecidas na região. E diante disso nada mais justos que somarmos esforços, tanto a Câmara de vereadores assim como o Executivo para ofertar o curso.
O Vereador expos que o município vizinho de Araputanga tem convenio com IFMT e oferta oportunidades ao seus munícipes com custos mínimos aproveitando toda a estrutura que a instituição federal oferece.
Para que seja realizado o termo de cooperação o município terá que disponibilizar espaço físico adequado e com a infraestrutura necessária, para realização das aulas e demais atividades acadêmicas relativas à oferta do Curso para 60 alunos. Custear as despesas com hospedagem e alimentação adequada aos servidores do IFMT para realização de atividades acadêmicas nos finais de semana no município.