logo

Deputado Moretto acompanha chegada de Aparelho de Hemodiálise em Pontes e Lacerda


Por Por Assessoria

Deputado Moretto acompanha chegada de Aparelho de Hemodiálise em Pontes e Lacerda

Foto: Reprodução

Boa parte dos infectados pelo coronavírus necessitam fazer o tratamento, que não existia no município.

Os deputados estaduais Valmir Moretto (Republicanos) e Dr. João (MDB), acompanharam a chegada dos equipamentos para hemodiálise no Hospital Santa Casa Vale do Guaporé, em Pontes e Lacerda, nesta quinta-feira (25).

O tratamento é mais um reforço no combate a pandemia da covid-19. O município atende infectados de toda a região e não contava com o serviço.

“Inicialmente a hemodiálise irá reforçar nas UTI’s de Covid-19. Depois, irá permanecer em definitivo em todas unidades de UTI’s. Com isso os pacientes não precisarão ir mais para Cáceres em busca do tratamento. Hoje é um dia histórico”, afirma o deputado Valmir Moretto.

Os equipamentos foram adquiridos com recurso 100% da Prefeitura de Pontes e Lacerda, por meio da gestão do prefeito Alcino Barcelos (Republicanos). O deputado Dr. João é empresário do ramo de saúde e auxiliou na demanda de Moretto pelo aquisição. O governo do Estado, por sua vez, mantém mensalmente 20 UTI’s de covid-19 na cidade.

“Ninguém faz nada sozinho. O Dr. João é deputado, médico, amigo e empresário da área da saúde. Desde o primeiro dia que o conheci, eu disse que era ele quem montaria a hemodiálise em Pontes e Lacerda. O governador Mauro Mendes, secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo e prefeito Alcino Barcelos, todos estão empenhados em trazer mais saúde para a região e quem ganha é a população”, ressaltou Moretto.

O deputado Dr. João ressalta que levou equipamentos de ‘primeiro mundo’ para Pontes e Lacerda.

“De 30% a 40% dos pacientes internados em UTI’s de covid-19 evoluem para perda da função renal e a hemodiálise é a única coisa que pode salvar a vida deles. Um paciente que perde a funcionalidade dos rins, tem 100% de chance de morrer e com a hemodiálise vamos diminuir essa mortalidade. Me sinto muito feliz”, disse o deputado.