logo

Deputado Moretto e prefeitos da Região Oeste discutem enfrentamento da criminalidade na fronteira


Por Renilso

Deputado Moretto e prefeitos da Região Oeste discutem enfrentamento da criminalidade na fronteira

Foto: Reprodução

Onze prefeitos dos municípios que compõem a Região Oeste do Estado visitaram nesta terça-feira (26.11), a sede da a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em Cuiabá. Dentre os assuntos abordados com o secretário da pasta, Alexandre Bustamante, está o enfrentamento aos crimes praticados na linha de fronteira, em especial, o tráfico de drogas.

O secretário ressaltou que o Governo do Estado tem empenhado esforços para suprir as necessidades dos municípios. “O governador Mauro Mendes está em um processo de reconstrução do estado, onde ele quer construir um estado com mais qualidade e oportunidade”, ressalta Bustamante.

O gestor também elogiou o encontro com as lideranças do executivo municipal para buscar avanços no combate à criminalidade na região.

“Este encontro é o compartilhamento de conhecimento do que temos condições de atender e, em contrapartida, o que o município tem feito na área de segurança. O que nos deixou mais felizes e satisfeitos é que a polícia da região de fronteira vem alcançando o seu objetivo que é dar paz social. Todos que estiveram aqui foram unânimes ao falar que os profissionais têm trabalhado de acordo com a necessidade, avaliou.

Participaram do encontro representantes dos municípios de Cáceres, Curvelândia, Glória D’Oeste, Indiavaí, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Espiridião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos, além do deputado estadual, Valmir Moretto, que enalteceu a parceria com o secretário de segurança pública.

“Agradeço a receptividade com nosso mandato e com nossa região. Trouxemos a pauta e aquilo que era possível o secretário já resolveu de imediato. A faixa de fronteira tem e deve ser tratada de forma diferente porque os problemas minimizados ali não ocorreram nas demais parte do estado e do país, principalmente a questão da droga”.

Os gestores municipais destacaram que as forças de segurança pública têm atuado de maneira firme na repressão à criminalidade, mas pontuou que é necessário investir mais no setor, já que o tráfico de drogas é o que dá margem para outros crimes, a exemplo de roubo, furto e homicídio.

“É preciso o fortalecimento na nossa região com incremento de efetivo, viaturas e tecnologias. Sabemos das dificuldades financeiras do Estado, mas estamos aqui para reconhecer o que já foi feito e contribuir para novas melhorias”, avaliou o prefeito de Curvelândia, Sidnei Custódio da Silva.

Já o prefeito de Mirassol D’Oeste, Euclides Paixão, destacou que o encontro serviu para demonstrar que os gestores da Região Oeste estão unidos com as forças de segurança. “Achei satisfatória esta reunião. Saio daqui com a certeza que nossa região será beneficiada com mais investimentos”, ressaltou o prefeito de Mirassol D’Oeste, Euclides Paixão.

Policiamento

Além da atuação da Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil no combate aos índices criminais, a região conta com as ações repressivas e preventivas dos policiais do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), que atua nos 983 km de fronteira entre o Brasil com a Bolívia.

O Grupo de Fronteira passou a operar na repressão aos crimes transfronteiriços em 13 de março de 2002. Os policiais realizam patrulhamentos pelas rodovias, estradas vicinais, operações, barreiras fixas e volantes na repressão ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, evasão de divisas e roubos de veículos.