Por Por assessoria
O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), e os deputados Saturnino Masson (PSDB) e Wagner Ramos (PSD) se comprometeram a destinar R$ 800 mil em emendas parlamentares para a realização do projeto de pavimentação de 55 quilômetros da MT-358, no Chapadão do Rio Verde, entroncamento entre Itamarati do Norte até o trecho que liga Tangará da Serra (MT) e Reserva do Cabaçal (MT).
Durante todo dia de ontem (1º), os parlamentares participaram de reuniões em Tangará da Serra (240 distante de Cuiabá), com prefeitos, vereadores, empresários e setor produtivo de sete cidades do médio-norte, na 4ª edição do projeto “Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo”, no Sindicato Rural de Tangará, na Câmara Municipal e na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) -em sessão especial para homenagear desbravadores da região e discutir as demandas.
As principais solicitações foram na área de infraestrutura e saúde. Quatro pavimentações de rodovias tiveram cobranças por parte da classe política e empresarial: MT-246, de Jangada a Tangará da Serra, que segundo o deputado Wagner Ramos já tem recursos para ser feita este ano, conforme recebeu confirmação do governador Pedro Taques (PSDB); MT-339, que liga Tangará a Salto do Céu, que segundo Ramos também recebeu garantias do vice-governador Carlos Fávaro (PSD) que esse ano serão colocados recursos para a obra.
As outras duas empreitadas são para atender a MT-240, onde o deputado Wagner Ramos destinou emenda ao projeto, além da MT-388, que os deputados anunciaram ao fim da reunião emendas parlamentares para a execução das obras.
“O projeto da MT-338 é um anseio antigo da região e nos comprometemos a conseguir o montante para realizar o projeto e dar o passo inicial, para que depois o governo dê a continuidade necessária. Nos deslocamos para a região com o objetivo de conversar e ouvir as lideranças políticas, empresariais e a população. A Assembleia Legislativa está intensificando a aproximação com a sociedade”, afirmou Maluf.
Segundo Maluf, "em tempos de crise no país, a classe política precisa se unir para buscar alternativas de melhorias para a população". O projeto da Assembleia Itinerante busca a aproximação dos municípios e discute as suas reivindicações.
“Precisamos buscar alternativas para a crise, por isso sou contra o aumento de impostos, como a taxação de commodities, pois o setor produtivo sustenta o nosso estado e é um dos pilares para a balança comercial do país”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa.
De acordo com o senador Wellington Fagundes (PR), que participou pela segunda vez do "Assembleia Itinerante", o projeto é uma oportunidade fundamental para a população estar junto dos deputados e apresentar reivindicações.
“Esse é o verdadeiro papel do parlamento, ir ao encontro das pessoas do interior, diretamente na base. Vejo que o presidente Guilherme Maluf e os demais parlamentares estão cumprindo esse papel. Hoje, na discussão, falamos sobre a Medida Provisória autorizando o FEX, R$ 400 milhões na caixa do Estado, sobre as obras do aeroporto Marechal Rondon e sobre o pacto federativo que precisa ser revisto”, disse o republicano.
Os deputados Saturnino Masson e Wagner Ramos, que são de Tangará da Serra e possuem base política na região, disseram que foi importante a discussão para que as reivindicações fossem apresentadas para todo o parlamento estadual.
“Essa aproximação da população de Tangará e região é de suma importância. As lideranças e empresários apresentaram suas reivindicações, e além disso, as ações sociais demonstraram que é a Assembleia Legislativa cumprindo o seu papel”, avaliou Saturnino Masson.
Já Wagner Ramos lembrou que na área de segurança pública, está se trabalhando para o aumento do efetivo de 40 para 100 policiais. “Sabemos das dificuldades que as prefeituras municipais passam e se nos unirmos, vamos achar soluções conjuntas”, analisou.
O prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira (PTB), disse que a presença dos deputados e a interação com a sociedade é fundamental para a implantação de políticas públicas efetivas.
PROGRAMAÇÃO - Sábado (2), das 8h às 18h, acontece o Mutirão da Cidadania, na Escola Estadual Pedro Alberto Tayano, localizada na rua 7, nº 1980, na Vila Esmeralda.
Já às 9h, os deputados visitam a obra do Hospital Municipal Arlete Cichetti de Brito, localizada na rua Três, 862 w, Jardim Parati.