logo

Deputados reúnem com Sintep e media acordo entre profissionais de educação e governo para negociar o fim da greve no estado


Por Por assessoria

Deputados reúnem com Sintep e media acordo entre profissionais de educação e governo para negociar o fim da greve no estado

Foto: reprodução

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), e o deputado estadual Ludio Cabral (PT), reuniram na tarde desta terça-feira (18.06), com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintep) e representantes do movimento grevista da educação para reafirmar o apoio aos servidores públicos e à luta dos educadores pela garantia dos direitos deles. Os parlamentares  tem feito um trabalho de articulação junto ao governo e demais Poderes, sugeriu a união de todos e a formação de uma força tarefa para por fim à greve.

Janaina disse acreditar que ainda é possível comover o governador para que ele apresente uma proposta para encerrar de vez a greve e reforça que essas distorções salariais comparadas aos outros profissionais de nível superior é inadmissível.

“Eu sinceramente espero que a gente ainda possa comover o governador sobre essa causa que considero tão importante, porque não é concebível, na minha opinião, a gente ainda ter divergências de tratamento com servidores de nível superior. Os professores hoje enfrentam em sala de aula a violência, armas, as drogas e eu acredito que a gente possa fazer um trabalho para que a greve tenha um final e que esse final não traga um prejuízo nem aos servidores, nem ao governo. Eu acho que o bom senso todos os professores tem e pra mim ficou muito claro e eu disse que oque o servidor quer é não perder o seu direito que foi conquistado a duras penas e que todo e qualquer diálogo ou qualquer proposta indecente é uma proposta, mas é necessária que seja feita para que a gente possa debater”, diz.

Janaina pediu que todos os deputados se unam nessa força tarefa para tentar uma conciliação entre o governo e o movimento grevista e reforçou que na tarde de hoje também pediu ajuda ao Ministério Público.

“Ontem eu cheguei a me reunir novamente com o governador e na ultima conversa que nós tivemos ele manteve essa postura de não apresentar proposta alguma. Eu acredito que possamos fazer mais uma força tarefa e irmos até o governador. Essa articulação dos deputados é importantíssima, principalmente dos deputados que fazem parte da base do governo, neste momento de irem ao governador e convencerem ele de apresentar uma proposta. Antes de vir pra sessão entrei em contato com o Procurador Geral de Justiça, José Antônio Borges, que se colocou à disposição para fazer essa articulação junto ao governo do estado entendendo o prejuízo que isso causa não só aos servidores, mais aos alunos que estão desassistidos de aulas. Nós estamos em um momento de buscar aliados e não vejo o MPE como adversário da causa”, finalizou.

O vereador de São José dos Quatro Marcos, Adonias isidorio  ‘Ratto’, também participou da reunião em apoio aos professores da região Oeste de Mato Grosso para que o governo do estado atendam  duas pautas em debate: o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), e o pagamento da recomposição do poder de compra dos profissionais.