logo

Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação será neste sábado (16)


Por Da redação Quatro Marcos Noticias com As

Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação será neste sábado (16)

Foto: Reprodução

A Prefeitura de São José dos Quatro Marcos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 16/10, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação. Todas as 4 unidades Básica de Saúde: UBS Zeferino I, UBS Zeferino II, UBS Jardim Popular, UBS Jardim Bela Vista, funcionarão, das 8h às 16h para vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos.

Devem receber a vacina contra a poliomielite – a famosa gotinha – todas as crianças com idade até cinco anos, mesmo que já tenham as doses de rotina contra a doença.

Crianças de zero a 15 anos também devem ser levadas aos postos para colocar a caderneta em dia. Todas as 18 vacinas dos calendários de imunização da criança e do adolescente estão sendo oferecidas durante a campanha.

– O Dia D deve ser visto como um compromisso de toda a família. Precisamos proteger nossos bebês, crianças e jovens contra doenças graves como a paralisia infantil, o sarampo, a meningite, a febre amarela, entre outras – Luciana Tosti Lima, secretária municipal de Saúde.

Segundo o prefeito Jamis Silva, “é um dia em que chamamos a atenção da população para que papais e mamães levem seus filhos aos Centros de Saúde e atualizem as cadernetas de vacinação”.

Quem pode se vacinar

A vacina contra a pólio é para crianças de 0 a 4 anos.

Já a multivacinação quer atualizar as carteiras vacinais de crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo é atingir a meta de cada vacina recomendada para esta faixa etária. Entre as vacinas estão tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tríplice não viral e pentavalente.

É importante levar a carteirinha de vacinação.

Para evitar aglomerações, será permitido apenas um acompanhante por criança e adolescente a ser vacinado. As salas de vacina foram organizadas com protocolos de higienização e para manter o distanciamento social. Pessoas com suspeita ou caso confirmado de Covid-19 ou ainda aquelas que foram expostas a casos suspeitos ou confirmados não devem comparecer às unidades de saúde.