logo

ELEIÇÕES 2016: Fávaro lança médico à Prefeitura de Cáceres e reafirma retomada da ZPE


Por Tarso Nunes - RD News

ELEIÇÕES 2016: Fávaro lança médico à Prefeitura de Cáceres e reafirma retomada da ZPE

Foto: RD News

O presidente estadual do PSD, vice-governador Carlos Fávaro, anunciou a pré-candidatura do cardiologista Sérgio Arruda (PSD) à Prefeitura de Cáceres. Em visita ao município, ontem (31), Fávaro aponta que recém-filiado também conta com o apoio do deputado estadual Leonardo Albuquerque (PDT).

O curioso poderá ficar por conta da disputa eleitoral do próximo ano. Isso porque, o atual prefeito Francis Maris (sem partido), está com um pé no PSDB, do governador Pedro Taques, após ter deixado o PMDB. Ou seja, a cidade pode ter dois candidatos da situação disputando a vaga no próximo ano.

A favor de Sérgio conta o apoio do deputado da região Leonardo Albuquerque, que na última eleição em 2012, perdeu por 312 votos para o atual prefeito. O atual pedetista, que deve deixar o PDT , trabalha nos bastidores para evitar a filiação do seu adversário político Francis Maris.

Fávaro voltou a reforçar que a Janaina Riva (PSD) será a única deputada do PSD) a deixar a legenda. O destino provável é o PMDB. O vice-governador alega que a incompatibilidade de projetos faz com que a filha do ex-deputado estadual José Riva deixe a sigla. “Outros deputados (Gilmar Fabris e Pedro Satélite) alinhamos o discurso e estamos forte e unidos em apoio ao Governo Taques”, ressalta.
Governo

Esta é a quarta visita em dez meses que a atual gestão faz a Cáceres. Na oportunidade, Fávaro reafirmou o compromisso que o Governo tem com a região Oeste que, segundo ele, foi abandonada nas gestões anteriores. Elenca ações de pavimentação urbana, saúde, educação e retomada da Zona de Processamento de Exportação (ZEP) que está para há 27 anos.

O vice-governador afirma que o Governo já possui R$ 16 milhões, dos R$ 50 milhões necessários para serem investidos na ZPE. Lembra também que a Assembleia alterou a legislação, passando para o Estado o poder de ser o maior investidor do projeto.
ZPEs

Trata-se de um distrito industrial cujas empresas recebem tratamento fiscal, cambial e administrativo diferenciado e precisam exportar pelo menos 80% de sua produção. Esse modelo foi implantado em vários países. A ZPE é vista como polo de desenvolvimento regional, de industrialização e geração de emprego e renda. Mas nenhuma foi implantada. Os governos Fernando Collor (1990-92) e Fernando Henrique (1995-2002) não regulamentaram as ZPEs. Lula e Dilma também “abortaram” a proposta.