Por Por Assessoria
No mês de dezembro de 2022, no município de São José dos Quatro Marcos-MT, nasceram as primeiras bezerras girolando resultantes do projeto de melhoramento genético pela transferência de embriões – o Pró-Genética Embriões do Leite.
O referido projeto tem por objetivo promover o melhoramento genético da bovinocultura de Leite da Agricultura Familiar do município através da transferência de embriões sexados (fêmea da raça girolando 1/2 sangue).
A primeira bezerra, de nome Esperança, nasceu no Sítio Monte das Oliveiras, do Senhor Rafael Gonçalves de Oliveira, localizada no Assentamento de Reforma Agrária Florestan Fernandes. O planejamento é que nasça no mínimo, 100 bezerras até abril de 2023, do total de 122 preenhezes confirmadas.
Para o prefeito Jamis Silva, este é mais um momento feliz da Administração, ao cumprir mais uma meta do plano de trabalho do Projeto de transferência de embriões. "Este é um projeto audacioso que acreditamos, vai melhorar muito a qualidade dos nossos rebanhos e consequentemente a vida das famílias que trabalham com a produção de leite". Disse Jamis Silva.
O projeto Pró-Leite Embriões do Leite é uma ação da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), apresentado para a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT) no ano de 2021, através do Programa MT Produtivo Leite.
O projeto Pró-Leite Embriões do Leite está desenvolvido após o Acordo de Cooperação n° 027/SEAF/2021, celebrado entre a Prefeitura Municipal, Secretaria Estadual de Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso (SEAF/MT), e a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (EMPAER). Os serviços de Transferência de Embriões em Tempo Fixo (TETF) foram realizados pela empresa Fertiliza Reprodução Animal.