logo

Em São José dos Quatro Marcos, Projeto de Jiu-Jitsu Terapêutico para Crianças Neurodivergentes da Aquan Ganha Apoio e Infraestrutura


Por Redação Quatro Marcos Noticias

Em São José dos Quatro Marcos, Projeto de Jiu-Jitsu Terapêutico para Crianças Neurodivergentes da Aquan Ganha Apoio e Infraestrutura

Aquan recebe tatame, kimonos e reforça parcerias para inclusão pelo esporte

No último sábado, a Associação Quatromarquense de Neurodiversidades (Aquan) deu mais um passo significativo para a implementação do projeto de Jiu-Jitsu terapêutico, voltado para crianças neurodivergentes. A iniciativa, que vem sendo trabalhada desde o ano passado, agora conta com o apoio de diversas entidades e lideranças locais, incluindo a Prefeitura Municipal, o 17º Batalhão da Polícia Militar de Mirassol D’Oeste e a Câmara de Vereadores.

Graças a essa união de esforços, a associação recebeu um tatame, 25 kimonos e um aparelho de ar-condicionado, fundamentais para garantir um ambiente adequado às aulas. Além disso, o projeto contará com a orientação técnica do soldado e professor de Jiu-Jitsu "Barrinho", cedido pelo batalhão da PM, que ministrará as aulas para as crianças especiais.

Esporte como ferramenta de inclusão

De acordo com a presidente da Aquan, Danielly Souza Queiroz, o esporte desempenha um papel essencial no desenvolvimento das crianças neurodivergentes, contribuindo para a socialização, coordenação motora e bem-estar emocional.

“O esporte ajuda as crianças a trabalharem habilidades como socialização, motricidade e força motora, colaborando para uma melhor qualidade de vida. As crianças mais agitadas e agressivas, quando têm a oportunidade de participar de atividades esportivas, melhoram o desempenho na escola, em casa e conquistam uma vida mais digna”, afirmou Danielly.

O projeto ainda depende do trabalho voluntário para continuar crescendo, já que a associação não recebe recursos públicos. Professores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, pedreiros e qualquer pessoa disposta a ajudar podem procurar a sede da Aquan, localizada em frente à APAE. As atividades acontecem aos sábados, a partir das 7h da manhã.

Parcerias fortalecem a iniciativa

Kimonos e um Tatame foram doados a Aquan

O presidente da Câmara de Vereadores, Serginho Lima, destacou o compromisso do poder público em apoiar a iniciativa:

“Tivemos uma reunião com o prefeito Jamis Silva, a secretária de Educação Rozineia Aparecida de Lima, o chefe de Esportes Jeferson Alves e a presidente da Aquan, Danielly. Esse trabalho conjunto já está trazendo bons frutos, como a entrega do tatame e dos kimonos. Além disso, a prefeitura disponibilizará um ar-condicionado para climatizar o espaço das aulas.”

O chefe do Departamento de Esportes, Jeferson Alves, reforçou que a parceria visa fomentar o esporte entre os alunos da Aquan, promovendo inclusão e desenvolvimento através da prática esportiva.

O professor Barrinho de, responsável pelas aulas, destacou que o Jiu-Jitsu terapêutico vai muito além do esporte:

“A metodologia que utilizamos ajuda no desenvolvimento físico, mental e intelectual das crianças. Trabalhamos valores como saber ganhar e perder, fortalecendo a disciplina e a autoestima. Nosso objetivo não é apenas formar campeões no tatame, mas sim vencedores na vida, criando um elo entre família, escola e esporte para promover melhorias significativas na vida dessas crianças.”

Com essa iniciativa, a Aquan reforça seu compromisso com a inclusão e o desenvolvimento das crianças neurodivergentes por meio do esporte, contando com o apoio da comunidade para ampliar ainda mais as oportunidades oferecidas.