Por R7
Dos 6,1 milhões de candidatos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2014, 529.374 tiraram zero na redação. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (13) durante coletiva de imprensa concedida pelo ministro de Educação, Cid Gomes, em Brasília (DF).
O principal motivo de para a não poontuação foi a fuga do tema — mais de 217 mil estudantes não atenderam às expectativas dos corretores quanto ao tema proposto para desenvolver o texto.
Além disso, 7.800 participantes foram desclassificados porque não escreveram o mínimo de linhas exigido e 955 tiraram zero porque feriram os direitos humanos na abordagem do tema.
A maior parte dos inscritos – 1,5 milhão – tirara entre 501 e 600 na redação. Do total de participantes, somente 250 conseguiram a nota máxima, menos de 1% dos estudantes que fizeram a prova.
Por área de conhecimento, a maior média foi na prova de Ciências Humanas, que registrou uma nota de 546,5. Nessa área, os alunos do Sudeste foram os que tiverem melhor desempenho. Já a pior média foi registrada nas questões de Matemática, 473,5.?
Abstenções
O balanço do Enem 2014 mostra ainda que 29% (2.528.381 candidatos) dos 8,7 milhões de estudantes que se inscreveram para realizar o exame no ano passado faltaram ou não pontuaram em nenhuma área de conhecimento.
Todas as provas já foram corrigidas e os estudantes terão acesso aos boletins individuais para conferir as notas no site do Inep. Para acessar o boletim, os participantes precisam informar o número do CPF e a senha que foi cadastrada no momento da inscrição.
Com as notas em mãos, os estudantes podem se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e escolher o curso e a instituição de Ensino Superior nos quais pretendem se matricular.
As inscrições começam na próxima segunda-feira (19) e podem ser feitas até 22 de janeiro. São 205.514 vagas ofertadas por 128 instituições de Ensino Superior públicas em 5.631 cursos diferentes.