Por Renilson Senhorinho
Foto: Quatro Marcos Notícias
Aconteceu nesta quinta-feira , 19 de outubro, a 3ª edição Faça e Surpreenda com o tema “A Matemática Está em Tudo”, organizado pela Escola Deputado Bertoldo Freire. Os estudantes da Escola apresentaram, nesta terceira edição da Feira, projetos voltados para diversos temas, como: sustentabilidade, rede social, protótipos, geradores de energia alternativos, automação, jogos de programação e de perguntas e respostas, dentre outros, etc. O evento aconteceu nas dependências da própria escola e foi aberto para visitação ao publico.
Vários projetos chamaram a atenção do publico que prestigiou o evento, um deles foi o Projeto CS, que segundo um dos idealizadores, Mateus Henrique , o projeto possui um conteúdo em reação a matemática, e a ideia é que os participantes joguem com inteligência e com isso tenham um raciocínio mais rápido.
Um grupo de alunos chamou atenção dos visitantes ao expor moveis (sofá) feito com material reciclável, como pneus. Segundo os alunos o projeto focou na sustentabilidade e meio ambiente com a reutilização e reaproveitamento de matérias primas recicláveis para a produção de móveis. “Somo-nos jovens e estamos levando a mensagem de mudar o mundo através da sustentabilidade”. Afirmou Amanda.
Um dos focos do evento foi a produção de horta hidropônica e caseira, com adubos e insumos ecologicamente corretos, com a demonstração de como é fácil fazer uma horta e ter alimentos frescos e saudável em sua casa.
O projeto Filtro Caseiro, segundo Lucas, Consiste em mostrar de uma maneira pratica, o quanto as aguas estão poluídas e ao mesmo tempo conscientizando as pessoas que podemos construir um filtro simples, básico e de pouco custo e levar saúde a sua casa.
Marcos Apresentou o projeto de geração de energia alternativa através de vegetais, frutas e legumes; segundo ele cada alimento possui uma energia diferente que combinados geram eletricidade.
Os trabalhos foram apresentados por grupos de alunos sob orientação dos professores do educandário.
“A Feira busca promover o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuir para a inovação de metodologias, além disso, visa ao conhecimento científico e tecnológico buscando a sustentabilidade”, afirmou o professor Emerson Muler.