Por PNB ONLINE - Safira Campos
A pequena Glória d’Oeste, de população estimada em pouco mais de 3 mil habitantes, entretanto, não aparece na lista de municípios elencados pelo boletim da SES. Os dados divergem com as informações divulgadas pela Prefeitura, que, em boletim publicado na última segunda-feira (13), informa a existência de dois casos confirmados na cidade, além de outros cinco casos suspeitos.
A redação do PNB Online conversou com o secretário de Saúde do município, Jesus Aparecido Alves Siqueira, que reafirmou os casos. O primeiro, já recuperado, é de um homem que mora no limite com Porto Esperidião e que recebeu atendimento em Glória d’Oeste, ainda em maio. Ele não teve complicações e seguiu o protocolo de isolamento em sua própria casa.
Siqueira explicou que o município tem trabalhado para aumentar a estrutura de saúde. Um hospital está sendo reformado para oferecer sete leitos clínicos. “Estamos tentando nos organizar, porque agora nós dispomos somente do nosso PSF, com pronto atendimento, que inclusive está muito apertado. Não há estrutura para esse tipo de atendimento e isolamento. Mas estamos reformando um hospital que foi fechado, aguardando as autorizações da vigilância sanitária em Cuiabá”, afirmou.
A última cidade a confirmar um caso de covid-19 foi o município de Carlinda (756 km de Cuiabá), na região Norte do estado. Ao todo, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), todos os municípios somaram 30.536 nesta quarta-feira (15).