logo

Glória D’Oeste realizou Curso de Construção de Viveiros Escavados e Monitoramento da Água


Por Por Assessoria

Glória D’Oeste realizou Curso de Construção de Viveiros Escavados e Monitoramento da Água

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Glória D’Oeste em parceria com Senar-MT e Consórcio Nascentes do Pantanal, realizou nos dias 27 de setembro ao dia 1º de outrubro, o curso de Construção de viveiros escavados, tanques - rede e monitoramento da água, aonde participaram do curso, os técnicos dos municípios consorciados desta região e técnicos da EMPAER-MT, entre os técnicos municipais, estavam representantes das cidades de Mirassol D’oeste, São José dos Quatro Marcos e Figueirópolis D’oeste.

O curso realizado teve duração de 40 horas e quinze participantes, sendo a parte teórica realizada na câmara municipal de vereadores de Glória D’Oeste e a parte prática do curso, no que tange a escavação, foi na propriedade do produtor rural Sr. Nilson Nogueira, participante do projeto Rota do Peixe, executado pelo Consórcio Nascentes do Pantanal, com suporte da Secretaria Municipal de Agricultura de Glória D’oeste.

Neste treinamento foram abordaram temas como: Histórico dos recursos pesqueiros; Leis vigentes; Escolha da área de implantação; Noções de movimentação de terra; Dimensionamento dos tanques; Manutenção e limpeza dos tanques; Qualidade da água; Tipos de aeradores de viveiros. Vale ressaltar a importância do desenvolvimento sustentável da atividade e a obtenção de bons resultados de produtividade e qualidade do pescado que estão diretamente relacionados com estes parâmetros.

O projeto Rota do Peixe é direcionado aos agricultores familiares dos municípios pertencentes aos Consórcios do Complexo Nascentes do Pantanal: Araputanga, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

Atualmente, os técnicos e secretários municipais avaliam as demandas dos piscicultores que pretendem avançar com o cultivo de pescado, e estes recebem acompanhamento do projeto, através do monitoramento da qualidade da água e manejo do pescado, afim de incentivar cada dia mais essa atividade econômica em nossa região.