Por Maíza Prioli Sedec-MT
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC), a Agência de Fomento de Mato Grosso (MT Fomento) e a BM&FBOVESPA realizam, na quinta-feira (10), às 8h30, o Workshop sobre Governança Corporativa em Estatais. Na oportunidade também será apresentada o projeto da Agência Desenvolve MT, que substituirá a MT Fomento. A programação será realizada no auditório Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás.
O evento contará com palestras de representantes da BM&FBOVESPA, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e do Governo do Estado. O público-alvo são secretários e adjuntos de Governo, presidentes e diretores de autarquias e empresas públicas, e empresários dos setores da indústria, comércio e agronegócio.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, o objetivo do evento é apresentar o Programa da BMF&BOVESPA “Destaque em Governança de Estatais” e falar sobre um novo modelo de governança no poder público. “O modelo de governança corporativa pode ser aproveitado em empresas estatais, secretarias e autarquias, por exemplo. É uma forma de estruturar melhor os processos e o organograma de cada órgão, otimizando assim o trabalho”.
Programação - Serão abordados temas como a importância da Governança para o Desenvolvimento do Mercado de Capitais Brasileiros e que beneficia empresas de todos os setores e tamanhos e o Programa da BMF&BOVESPA “Destaque em Governança de Estatais”, que tem como foco companhias de capital misto, listadas ou não.
Serão discutidos ainda os itens transparência, controles internos, composição da administração e obrigação do acionista controlador necessários para adesão ao programa e as ações da BM&FBOVESPA para preparar empresas para acessar o mercado de capitais.
“Avançar em Governança Corporativa e escolher a fonte correta de financiamento para cada fase do projeto é um desafio para qualquer empresa, seja ela pública ou privada. A emissão de debêntures (títulos de dívidas) ou de ações são fontes de financiamento que podem ser
utilizadas, mas não estão no radar dos executivos das empresas brasileiras. Vamos repassar informações de como utilizar estas fontes de financiamento e ainda falar sobre o que a bolsa brasileira tem feito para que as empresas de todos os portes, inclusive estatais, melhorem a Governança”, explica a Superintendente de Prospecção de Empresas da BM&FBOVESPA e uma das palestrantes do evento, Edna Holanda.
Programação:
8h30 às 8h45 – Abertura
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo e Secretária do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, Adriana Vandoni
8h45 às 9h20 – A importância da Governança Corporativa no desenvolvimento do Mercado de Capitais Brasileiro
Palestrante: Edna Holanda – Superintendente de Prospecção de Empresas da BM&FBOVESPA
9h20 às 10h10 – Governança para Estatais – transparência, composição da administração, controles internos e obrigações do acionista controlador
Palestrante: Patrícia Pellini – Superintendente de Regulação e Orientação a Emissores da BM&FBOVESPA.
10h10 às 10h25 – Intervalo
10h25 às 10h50 – Apresentação da Agência Desenvolve MT
Palestrante: Seneri Paludo – Secretário de Desenvolvimento Econômico
10h50 às 11h30 – Reflexões sobre a governança de Sociedades de Economia Mista (SEM)
Palestrante: Caetano Altafin Cunha – IBGC
11h30 às 12h – Atuação da BM&FBOVESPA para ajudar empresas não listadas em bolsa
Palestrante: Edna Holanda – Superintendente de Prospecção de Empresas da BM&FBOVESPA
12h às 12h15 – Perguntas e Repostas