logo

Grupo britânico que adquiriu mineração Cabaçal faz visita 'in loco e agradece apoio de municípios para projeto de exploração de minério


Por Mining.com

Grupo britânico que adquiriu mineração Cabaçal faz visita 'in loco e  agradece apoio de municípios para projeto de exploração de minério

Foto: Reprodução

A Meridian Mining (TSXV: MNO) anunciou que confirmou que há um apoio forte e positivo da comunidade para o desenvolvimento do histórico projeto de cobre-ouro Cabaçal no Brasil.

Em nota, a empresa britânica afirmou que este apoio foi verificado durante uma recente visita de due diligence in loco ao projecto, que abrange cinco diferentes municípios: São José dos Quatro Marcos, Rio Branco, Mirassol d'Oeste, Araputanga e Lambari do Oeste no estado centro-oeste de Mato Grosso.

Segundo a Meridian, a sua equipa também conseguiu verificar que as obras históricas do Cabaçal foram reabilitadas com sucesso; que a infraestrutura local é bem mantida e que a maioria das áreas que hospedam a mineralização de cobre e ouro estão sendo usadas para pastagem.

Entrada das históricas obras subterrâneas do Cabaçal. (Imagem cortesia da Meridian Mining) .

 CABAÇAL ABRANGE CINCO DIFERENTES MUNICÍPIOS DO ESTADO CENTRO-OESTE DE MATO GROSSO

“As comunidades do Cabaçal apóiam fortemente a indústria de exploração e mineração, com base no histórico operacional passado que gerou benefícios econômicos por meio da criação de empregos e infraestrutura”, afirma o comunicado à mídia.

“A mina Cabaçal foi historicamente desativada e as áreas voltaram ao uso pastoril. O site do portal para as obras subterrâneas é visível, mas lacrado. As áreas de alvo de perfuração extensivas são facilmente acessíveis em pastagens abertas. ”

Na visita ao local, o minerador também revisou extensos registros técnicos históricos sobre o projeto. 

“Registros adicionais foram recuperados por meio dos arquivos dos operadores históricos, RTZ, que com a permissão do atual proprietário liberaram documentos digitalizados e mapas relacionados ao projeto para revisão, fornecendo uma riqueza de dados históricos geofísicos, geoquímicos, de perfuração e de produção,” disse a empresa.