logo

Grupo de Dança de Quatro Marcos tem projeto habilitado no prêmio Cultura Popular


Por Por assessoria

Grupo de Dança de Quatro Marcos tem projeto habilitado no prêmio Cultura Popular

Um dos  projetos do grupo de danças Ballet Ritmo´s de São José dos Quatro Marcos foi habilitado para o “Prêmio Cultura Popular - Edição 100 anos Mazzaropi”, promovido pelo Ministério da Cultura e instituído pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural.

Para apresentar o projeto ao Ministério foi elaborado o contexto histórico das atividades do grupo no decorrer de 16 anos de existência, o qual era formado inicialmente por uma equipe de catequistas da comunidade São João Batista. O projeto idealizado em 1.998 por Luiz Carlos Bordin já atendeu cerca de 350 crianças e adolescente com atividades de danças.

O grupo Ritmo´s foi se expandindo no município e região a ponto de chegar aos principais eventos da dança no Estado, como a Mostra de Dança de Mato Grosso, fóruns estaduais da Dança, Espetáculos Anuais das grandes escolas, inclusive conhecendo e dividindo o mesmo tablado para ensaios com a musa do ballet no Brasil, Ana Botafogo.

O aprimoramento que o grupo agregava nos intercâmbios com artistas da dança de várias partes do Brasil e de alguns países convidados serviram para que o poder público municipal aderisse ao projeto em 2009, criando oficialmente o Centro de Dança Ballet Quatro Marcos.

 

EM MATO GROSSO

A primeira fase garantiu o ingresso de artistas da expressão mato-grossense em três categorias. Foram selecionados quatro mestres, um grupo formal e duas comunidades informais. O valor individual das premiações é de R$ 10 mil, já descontados os impostos.

Esta edição do Prêmio Culturas Populares recebeu 1.467 inscrições, sendo que 831 foram habilitadas e 636 inabilitadas. Em Mato Grosso, houve 15 inscrições, sendo que 08 foram inabilitadas.

 

O PRÊMIO

O Prêmio Culturas Populares está na quarta edição e abrange um amplo leque de expressões da cultura brasileira, que vão desde práticas religiosas, rituais e festas populares, mitos, narrativas orais, medicina popular, alimentação e culinária, grafismos, danças, entre outras.

O valor total do prêmio é de R$ 5 milhões e será destinado a projetos elaborados por comunidades, grupos ou mestres que valorizem e divulguem a cultura popular brasileira. O edital visa também o fortalecimento da diversidade cultural do país, premiando expressões culturais de diferentes regiões e projetos que busquem a retomada de práticas culturais em processo de esquecimento.

 

MAZZAROPI

O tema da edição do Prêmio 100 Anos de Mazzaropi é uma homenagem ao ator, produtor e cineasta paulista Amácio Mazzaropi, um dos ícones dos primeiros anos do cinema nacional. Com o personagem “Jeca Tatu", ele retratou o jeito simples e irreverente do caipira brasileiro.