Por Redação Quatro Marcos Noticias
Uma idosa de 76 anos, identificada como Nadir Maria de Matos, faleceu nesta terça-feira (2), por volta das 12h, após aguardar transferência em caráter de extrema urgência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A paciente estava internada desde segunda-feira (1º) no Pronto Atendimento de São José dos Quatro Marcos, em estado grave.
De acordo com o relatório médico, Nadir deu entrada apresentando dispneia, sudorese e hipertensão. Durante a internação, seu quadro evoluiu para rebaixamento do nível de consciência, hipotensão (mesmo em uso de noradrenalina), desconforto respiratório com necessidade de oxigenoterapia de alto fluxo, saturando 95% com 10 L/min de O₂. O diagnóstico prévio era de insuficiência cardíaca em investigação.
A paciente chegou a ser regulada via SISREG, sob o código 621552679, com vaga aberta para UTI, mas a transferência não se concretizou a tempo.
O marido da idosa, João Gimenez, buscou ajuda junto a diversas autoridades locais, sem sucesso.
Na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, vereadores lamentaram o ocorrido e cobram do Governo do Estado o aumento do número de leitos de UTI nos hospitais regionais de Cáceres e São Luís de Cáceres, que atualmente atendem não apenas os 22 municípios da região Oeste, mas também pacientes bolivianos da faixa de fronteira.