logo

Idosa de São José dos Quatro Marcos morre à espera de vaga em UTI


Por Redação Quatro Marcos Noticias

Idosa de São José dos Quatro Marcos morre à espera de vaga em UTI

Regulação estadual foi acionada, mas paciente não resistiu após mais de 24 horas de espera

Uma idosa de 76 anos, identificada como Nadir Maria de Matos, faleceu nesta terça-feira (2), por volta das 12h, após aguardar transferência em caráter de extrema urgência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A paciente estava internada desde segunda-feira (1º) no Pronto Atendimento de São José dos Quatro Marcos, em estado grave.

De acordo com o relatório médico, Nadir deu entrada apresentando dispneia, sudorese e hipertensão. Durante a internação, seu quadro evoluiu para rebaixamento do nível de consciência, hipotensão (mesmo em uso de noradrenalina), desconforto respiratório com necessidade de oxigenoterapia de alto fluxo, saturando 95% com 10 L/min de O₂. O diagnóstico prévio era de insuficiência cardíaca em investigação.

A paciente chegou a ser regulada via SISREG, sob o código 621552679, com vaga aberta para UTI, mas a transferência não se concretizou a tempo.

O marido da idosa, João Gimenez, buscou ajuda junto a diversas autoridades locais, sem sucesso.

Na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, vereadores lamentaram o ocorrido e cobram do Governo do Estado o aumento do número de leitos de UTI nos hospitais regionais de Cáceres e São Luís de Cáceres, que atualmente atendem não apenas os 22 municípios da região Oeste, mas também pacientes bolivianos da faixa de fronteira.