Por Claudia Lima
Foto: Divulgação
O vereador Renilson Senhorinho , na terça-feira (18), solicitou em plenário da Câmara de Vereadores de São José dos Quatro Marcos ao Governo do Estado e ao Secretário de Saude do Estado de Mato Grosso, a implantação do hospital Micro Regional em São José dos Quatro Marcos.
Renilson Senhorinho apontou que o Hospital Regional de Cáceres está superlotado devido ao elevadíssimo números de atendimento de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em toda a região Oeste e sudoeste do estado de Mato Grosso , e até pacientes do país vizinho – Bolívia.
Renilson afirmou que o hospital municipal de Quatro Marcos recebeu aporte financeiro do deputado federal Valtenir Pereira para reforma de toda a estrutura e aquisição de aparelho de raio X e aparelho de ultra som para que possa melhor atender os pacientes. Além disso, o hospital possui quesitos que beneficiariam a implantação do microrregional, como uma faculdade na área de saúde, que contribuiria em muito na utilização dos acadêmicos nos estágios e também uma posição privilegiada de estar situada próximo a cidades como Araputanga, Mirassol D’Oeste, Figueirópolis, Reserva do Cabaçal, Porto Esperidião, Jauru, dentre outras cidades da região Oeste de Mato Grosso, que contribuiria no tempo de resposta da vida dos pacientes da região Oeste de MT.
Na preposição apresentada, o vereador Renilson solicitou ao Secretario de Estado da Saúde e ao Governador Pedro Taques para que possa fazer uma visita técnica para a implantação de um hospital microrregional em São José dos Quatro Marcos para atendimento de média complexidade.
Segundo o parlamentar deputados e secretarios de estado visitaram o hospital municipal. A ultima visita foi a da Secretária Adjunta de Estado Paolla Reis em 2016
Vereador Renilson cobra do Estado solução de casos de amputações de pernas e pés por falta de atendimentos de exames e cirurgias vascular
O vereador Renilson Senhorinho também solicitou ao deputado estadual Dilmar Dal Bosco e ao Secretário de Estado de Saúde soluções para os inúmeros casos vasculares com amputação de membros inferiores de pacientes do município de São José dos Quatro Marcos.
Renilson disse que muitos destes casos ocorrem por falta de informação ou descuido dos próprios pacientes, e outros que por falta de atendimento, quando o paciente consegue tratamento já é submetido à cirurgia de amputação; mas que é preciso que a saúde do Estado de Mato Grosso desenvolva um Programa de Controle do Diabetes Mellitus que tem como objetivo a prevenção de amputações por meio de trabalho educativo, pois o diagnóstico precoce pode evitar que a grande maioria dos casos de obstrução da circulação sanguínea nas pernas evolua para a necessidade de amputação.
O vereador também cobrou que é preciso aumentar a demanda de exames, como arteriografia, exame que indica e avalia a gravidade de doenças que acometem as artérias, assim como a oferta de mais consultas médicas na área de vascular e angiologia, e por fim implantar uma equipe de cirurgiões vascular no Hospital Regional de Cáceres que possam atender as demandas de cirurgias de revascularização.
“Há relatos de pacientes que procuram atendimento por causa da circulação periférica comprometida, ou que desenvolveram úlceras nos pés, e os médicos não sabem a quem recorrer, pois se regulam o paciente para o hospital Regional de Cáceres, no outro dia o paciente é mandado de volta sem ser atendido; e fica o paciente e sua família no desespero e na angustia sem ter o caso resolvido e na eminencia de ter o caso agravado e ter que amputar o pé ou a perna”. Afirmou o vereador Renilson Senhorinho