logo

Inclusão Itinerante: Projeto de Conscientização nas Escolas de São José dos Quatro Marcos


Por Por Assessoria

A intérprete de Libras da Faculdade Católica Rainha da Paz (FCARP), Késia de Oliveira Bispo, deu início ao projeto "Inclusão Itinerante", que visa conscientizar os alunos das escolas de São José dos Quatro Marcos-MT sobre a importância do respeito às pessoas surdas e promover a inclusão no ambiente escolar.

O projeto, que já estava em fase de planejamento há alguns meses, teve sua primeira ação na escola Coopeq/Objetivo. Nesta ocasião, Késia contou com a participação especial de Adenilson Martins, aluno surdo do curso de Gestão do Agronegócio da FCARP de, que compartilhou com os estudantes sua experiência de vida e os desafios que enfrenta diariamente.

Durante a palestra, além de um espaço para perguntas, os alunos participaram da dinâmica do "Telefone sem Fio de Libras", uma atividade interativa que destacou a importância da comunicação correta e eficaz por meio da língua de sinais. Além disso, ao longo das aulas que antecederam a palestra, os estudantes se engajaram no projeto da "massinha de modelar", criando os sinais em Libras com massinhas, o que os ajudou a assimilar melhor os gestos básicos da língua.

A Coopeq/Objetivo foi a primeira escola a receber o projeto, e Késia já se prepara para levar essa iniciativa para outras instituições do municipio, disseminando a importância de uma educação sem barreiras para todos.

No topo do site, você pode conferir o vídeo de como foi o projeto na Coopeq, produzido pela Gav Produções

intérprete de Libras da Faculdade Católica Rainha da Paz (FCARP), Késia de Oliveira Bispo e Adenilson Martins, aluno surdo do curso de Gestão do Agronegócio da FCARP