logo

Indústrias manifestam interesse em zona de exportação em Cáceres


Por Só Notícias

Indústrias manifestam interesse em zona de exportação em Cáceres

Foto: Divulgação

A Zona de Processamento e Exportação de Cáceres (ZPE) já possui 17 indústrias na fila de espera para implantar plantas produtivas na região. Mesmo com as condições adversas proporcionadas pela crise econômica, a manifestação das empresas revela o potencial financeiro que o local vai trazer para o Estado. No entanto, a preocupação é com o processo licitatório, marcado para o dia 17 de novembro, caso não seja bem-sucedido, o prazo para que seja dada a ordem de serviço começa a ficar apertado, pois em 30 de dezembro deste ano, extingue-se o processo no Ministério do Desenvolvimento Econômico.

O prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), diz que o processo de criação no MDE tem um prazo fixo, que caso seja extinto vai exigir nova reformulação burocrática junto à pasta. “Embora acredite que não haverá problemas no processo licitatório, torço para que não haja nenhum imbróglio, tal como ações judiciais por revisão de tramite licitatório, caso contrário existe o risco de extinção do processo”.

Francis Maris diz considerar que a ZPE será um dos grandes marcos para a economia mato-grossense, pois criará um distrito industrial favorecido pela logística fluvial e pela proximidade da região central da América do Sul, formada basicamente pela Bolívia. “Após a ordem de serviço que deve expedida em dezembro deste ano, serão aproximadamente 18 meses para a construção da estrutura administrativa da ZPE. Neste ínterim, penso que muitas indústrias deverão manifestar interesse em se instalar na região”.

O prefeito de Cáceres estima que entre os fatores que são favoráveis pela instalação das empresas na ZPE estão as isenções de impostos, principalmente sobre energia elétrica, telefone, internet e transporte, assim como outros tributos federais como a redução do Imposto de Renda, IPI, PIS e Cofins, entre outros impostos.