Por Renilson Senhorinho
O trânsito é um reflexo da violência, do desrespeito às leis e ao próximo, do egoísmo e da arrogância. É um indicador fiel dos problemas sociais e da falta de valores morais que passa a nossa sociedade nos dias atuais. O brasileiro sempre encontra um jeitinho de avançar um sinal, estacionar em local proibido, trafegar em alta velocidade, entre outras infrações comumente praticadas no trânsito. Todas essas práticas tidas como “normal” por quem comete aumentam consideravelmente as mortes por acidente de trânsito a cada ano.
“Na última década, o número de mortos no trânsito subiu quase 24%. A quantidade de acidentes com mortos cresceu 750%. Os acidentes causam mais vítimas fatais que a malária e a Aids juntas,” segundo dados do DETRAN. No Brasil, são aproximadamente 35.000 mortes por ano, e no mundo essa média sobe pra 500.000. Ou seja, o trânsito mata mais que qualquer guerra.
Educar para o trânsito desde a infância, com uma filosofia voltada para a vida, talvez essa seja a melhor solução. Mas, as campanhas de conscientização devem se fazer presentes de forma incansável. Pensando nisso, o Interact Club com apoio da 3ª Cia da Polícia Militar e Prefeitura de Quatro Marcos promoveu na sexta-feira, 27, das 17 às 20 horas, na Avenida São Paulo, a Campanha educativa “Paz no Trânsito”, com a distribuição de mais de 5 mil panfletos que leva a mensagem de conscientização aos motoristas, “Educando o cidadão para uma vida mais segura”.
O objetivo é mudar as atitudes dos motoristas com uma campanha educativa. “É um projeto do Interact para conscientizar os motoristas no trânsito, e também incentivar os mais jovens a ter consciência no trânsito futuramente”, destaca Maria André da Costa, coordenadora (Sherman) do Interact Club de Quatro Marcos.
“Participamos da reunião do GGI-M (Gabinete de Gestão Integrada Municipal) , e tivemos a ideia de lançar um projeto de educação de trânsito, que foi aceito. Devido ao pouco tempo que tivemos para realizar essa ação, estamos levando a mensagem com escritas no vidro traseiro dos carros e panfletagem como chamativo a sociedade a engajar nessa causa”. Explicou a jovem Hanielle Torquato, membro do Interact Club de Quatro Marcos.
Segundo a jovem Hanielle Torquato, o Interact Club resolveu realizar a campanha “Paz no Transito”, baseado no alto índice de acidentes que tem acontecido na região oeste de Mato Grosso. Ainda conforme Hanielle, o não uso de cinto de segurança e a falta de consideração dos motoristas que avançam as faixa de pedestre são fatores que contribuem para alavancar os índices de mortes no trânsito.
O Capitão da 3ª Cia da Polícia Militar de Quatro Marcos, Alves Ribeiro, elogiou a atitude do Interact Club em promover a ação educativa de trânsito. “O trânsito tem matado muitas pessoas, deixando outras tantas paraplégicas; é muito bom ver jovens adolescentes se interagindo e interessando por essa questão de trânsito, pois sabemos que os jovens é o futuro do amanhã; e com essa conscientização teremos um futuro melhor no trânsito”. Exaltou.