logo

Judiciário na Escola: Quatro Marcos encerra etapa


Por Assessoria de Comunicação CGJ-MT

Judiciário na Escola: Quatro Marcos encerra etapa

Foto: Por Assessoria

A Comarca de São José dos Quatro Marcos (315 km a oeste de Cuiabá) encerrou as atividades de 2015 do Programa ‘Poder Judiciário na Escola’, na semana passada. O juiz e diretor do Fórum Antônio Carlos Pereira de Souza Junior, responsável pelo projeto na cidade, espera retomar os trabalhos no próximo ano. “Quero destinar mais dias para o programa nas escolas e levá-lo a comunidades mais afastadas”, conta o magistrado.
 
No dia 3 de dezembro, a palestra ‘Conhecendo a Organização Judiciária’ beneficiou as turmas do 7º ao 9º ano matutino da Escola Estadual Lourenço Peruchi. Os alunos também visitaram e conheceram as dependências do Fórum. No dia 25 de novembro, estudantes do 6º ao 9º ano vespertino da Escola Municipal Evilásio Vasconcelos receberam a palestra ‘Cidadania e Judiciário’.
 
O programa contou com a participação da representante da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB), Mirian Costa, e com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizou o transporte dos estudantes.
 
O magistrado conta que neste ano os resultados do ‘Poder Judiciário na Escola’ foram positivos. “Vi o quanto é importante para o Judiciário, que passa a conhecer mais a sua comunidade, e o quanto é bom para a sociedade, que passa a saber mais sobre os seus direitos e deveres. Ouvir os anseios e ter esse feedback da população é de muita valia”, considera o juiz.
 
O magistrado Antônio Carlos Pereira de Souza Junior, que acumula ainda a comarca de Porto Esperidião (326 km a oeste da Capital), dedica dois dias por mês ao programa permanente da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT). Em um deles, o juiz se desloca até uma escola e no outro os alunos visitam o Fórum.