Cerca de 130 estudantes de duas escolas públicas participaram do programa ‘Poder Judiciário na Escola’, realizado nos meses de abril e maio na comarca de São José dos Quatro Marcos (315 km a oeste de Cuiabá). O juiz de direito Antônio Carlos Pereira de Sousa Junior avalia como gratificante a experiência e a retomada do projeto neste ano.
Aproximadamente 60 estudantes da Escola Municipal de Evilásio Vasconcelos do 9º ano visitaram o Fórum da comarca e, de acordo com o magistrado, tiveram uma experiência única. “No dia da visita deles eu tinha uma audiência de instrução e eles puderam acompanhar como funciona. Puderam ver que é totalmente diferente do que eles veem pela televisão e do que as pessoas falam”, explicou Antônio Carlos.
Segundo o juiz, a audiência era referente a um crime de tráfico de drogas e associação, na qual se realizou a oitiva das testemunhas, que eram três policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). “Foi uma experiência frutífera. Eu dividi a turma e enquanto uma acompanhava as oitivas a outra conversava com os policiais”, revelou.
Na Escola Estadual Zeferino José de Matos, as turmas do 6º, 7º e 8º anos receberam o magistrado e expuseram trabalhos feitos em sala de aula, como redação e desenhos. Cerca de 70 alunos participaram do ‘bate-papo’ e os temas abordados até o momento com os estudantes foram drogas, organização judiciária e seus membros, importância e o funcionamento de cada secretaria. Com a proximidade do dia 18 de maio, o combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes também será abordado, em alusão à data.