logo

Mirassol D´Oeste comemorou no domingo (28) o seu 54º aniversário de fundação


Por Mirassol Urgente Por Nilomar Cunha

Mirassol D´Oeste comemorou no domingo (28) o seu 54º aniversário de fundação

Foto: Nilomar Cunha

Mirassol D´Oeste comemorou no domingo (28.10) os seus 54 anos de fundação. O prefeito Euclides Paixão lembrou o passado, daqueles que cerraram fileiras para emancipação do município e das conquistas obtidas desde então, e também parabenizou a todos os funcionários públicos pelo seu dia, que também ocorre na mesma data. "Agradeço a todos que contribuíram para a fundação desta cidade, e desejar sucesso ao funcionário público que trabalha nas mais variadas áreas do Poder Público, seja em hospitais, escolas, escritórios e demais repartições públicas", frisou.

A História

O povoado de Mirassol D'Oeste foi fundado em 28 de outubro de 1964. O nome foi dado em homenagem à cidade paulista homônima onde residia as famílias dos idealizadores da futura cidade, pelos pioneiros Antônio Lopes Molon e Benedito Cesário da Cruz, que vieram para a região por volta de 1958, adquirindo algumas terras devolutas, onde hoje está o município.

No passado a área era ocupada por índios Bororós, também chamados pelos desbravadores paulistas de índios Cabaçais. Hoje os poucos descendentes dessa gente estão em reservas indígenas no município de Barra do Bugres.

A arrancada do povoamento da região de Mirassol D'Oeste começou realmente com a construção da Ponte sobre o rio Paraguai, no município de Cáceres, no ano de 1960, no governo estadual de João Ponce de Arruda.

A colonização dessa área foi grandemente impulsionada pelos projetos do Governo Federal e Estadual que, entre outras vantagens, concediam incentivos fiscais à colonização do Centro-Oeste, como uma forma de incentivo para a ocupação da Amazônia, que era realmente o foco do Governo nessa época.

Até dezembro de 1976 Mirassol D'Oeste ficou sob a jurisdição do município de Cáceres, acontecendo a instalação oficial do município em 1.º de fevereiro de 1977, com sessão na Câmara Municipal, sendo nomeado interinamente na direção do município, Ataíde Pereira Leite, com apenas 25 anos de idade, sendo substituído por Samuel Greve, nomeado pelo Governador de Mato Grosso Frederico Campos.

A cidade concentra um grande número de imigrantes paulistas das cidades de Fernandópolis, Jales, Mirassol, Santa Fé do Sul, São José do Rio Preto e Votuporanga, entre outras.