logo

Mirassol implanta Círculos de Construção de Paz


Por Da redação com TJMT

Mirassol implanta Círculos de Construção de Paz
Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Mirassol d’Oeste (300 km a oeste de Cuiabá), coordenado pela Juíza de Direito Edna Ederli Coutinho, está implantando entre os dias 02 a 05 de abril, juntamente com a assessoria pedagógica estadual e as secretarias municipais de Educação e de Assistência Social (CRAS) uma das ferramentas da Justiça Restaurativa – Círculos de Construção de Paz.
 
A metodologia do Círculo de Construção de Paz é um processo simples e estruturado para organizar a comunicação em grupos que desejam prevenir e transcender os conflitos, tomar decisões de forma eficiente, mas, acima de tudo, é um espaço seguro para construir relacionamentos saudáveis, com qualidade.
 
O Círculo será apresentado para os professores da Escola Estadual Padre Tiago, da Escola Municipal Centro Educacional, equipe do CRAS, bem como para os agentes da infância de juventude, conselheiros tutelares e secretárias da educação, assistência social e para a assessoria pedagógica do Estado.
 
O evento contará com 11 colaboradores, todos capacitados para aplicar a ferramenta e terá o apoio de três orientadoras do NugJur do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso.
 
A juíza coordenadora do CEJUSC Edna Ederli Coutinho, que já participou do Círculo, ressalta a importância de mais uma ferramenta da Pacificação Social à disposição do Poder Judiciário, “é uma nova forma de reunir as pessoas, chegar a um entendimento mútuo, fortalecer relacionamentos e resolver problemas grupais”.
 
Para a gestora Marisa Minowa, que atuará como facilitadora do Círculo com a equipe do CRAS alega que é de grande valia as práticas restaurativas, uma vez que promove a conscientização, em que todos falam e todos escutam de forma respeitosa num ambiente seguro, o que proporciona o desenvolvimento da empatia, essencial para o entendimento.