Por Augusto Simões
Os viveiros comunitários têm como principal objetivo produzir arvores de espécies florestais para serem utilizadas pelos assentados em suas propriedades. Outro objetivo é auxiliar os assentados da reforma agrária no planejamento de suas propriedades, enfatizando as práticas agroflorestais e silvipastoris, estimulando assim a criação de bosques agroflorestais nas suas propriedades.
Foi exatamente com este objetivo que a Prefeitutra de Mirassol D´Oeste através da secretaria municipal de agricultura distribuiu mudas de arvores florestais de várias especies, sendo: Ipês, Cedro, Cumbaru, Aroeira, Jacarandá e Janipapo para o reflorestamento das margens dos córregos Rancho Alegre, Caeté e Carnaiba na manhã desta quinta-feira ( 28).
Para o Secretário Municipal de Agricultura - José Vanderlei Batista, a criação de viveiros comunitários é uma ferramenta muito útil na integração e capacitação das famílias de assentados: " ao plantar as mudas de arvores florestais, certamente proporcionará um melhor aproveitamento da propriedade, conservando o ambiente a um menor custo e contribuindo ainda mais com a fauna do municipio ."