Por Claudia Lima com Assessoria
Foto: Reprodução
O Presidente da Câmara de Vereadores de São José dos Quatro Marcos Renilso Senhorinho comemorou nesta segunda-feira (17.09) o anuncio do Governo de Mato Grosso do edital de credenciamento de médicos para atenderem na Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) em 17 municípios do Estado e em especial para Mirassol Doeste.
Renilso Senhorinho falou sobre o assunto durante a sessão legislativa ordinária realizada na noite de terça-feira (17). Ao fazer uso da tribuna, o vereador Democrata ressaltou que a Câmara de Vereadores, cobrou incessantemente o governo do Estado nos últimos anos, solicitando a nomeação de servidores para o órgão de perícias em São José dos Quatro Marcos.
“Fiz essa reivindicação varias vezes e foram muitas as idas a Cuiabá, em audiência com Secretario de Segurança Publica levando a conhecimento sobre a falta do médico legista, e só agora vem a resposta do governo Mauro Mendes. “Fico imensamente feliz com essa noticia, e me fez lembrar de um fato que ocorreu em 2015, quando houve a morte do pequeno Vitor no cruzamento da avenida São Paulo com a rua Pernambuco, que estava com sua bicicleta e numa fatalidade uma carreta passou por cima dele. O corpo do garoto ficou exposto por horas no sol quente e depois veio uma chuva, e todos viam aquela situação e eu ali inerte sem poder o que fazer, mas a solidariedade do nosso povo é tão grande que deram proteção oferecendo guarda chuvas para que a família pudessem se proteger naquele momento ao lado do corpo do ente querido; pra mim foi uma das maiores humilhações que uma pessoa pode ter. Mas essa luta começou bem antes, ainda na época do ex-vereador José Moreira Figueira “Zico”, que também sempre solicitava apoio de Medico Legista para a região”, pontuou Vereador Renilso Senhorinho, referindo-se ao trabalho de gestão junto às autoridades estaduais da segurança pública.
A contratação do médico legista
De acordo com o edital de credenciamento pelo governador Mauro Mendes (DEM), os médicos não terão vínculo empregatício e prestarão serviços de perícias criminais, visando a realização de exames de lesão corporal, exames para constatação de violência sexual e exames de necropsia.
“O credenciamento será para aqueles locais em que o Estado não possui hoje a estrutura para prestar esse serviço. Nós temos casos de pessoas que tem óbito na cidade, e vou dar como exemplo o município de Colniza, a pessoa que morre em Colniza tem que ser deslocada até Juína para fazer o exame de autopsia. E isso pode demorar oito horas para que isso ocorra e o corpo possa retornar para o sepultamento”, contou.
O atendimento será nas cidades de Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Verde, Canarana, Colíder, Colniza, Cotriguaçu, Guiratinga, Juara, Mirassol D’Oeste, Nova Bandeirantes, Nova Mutum, Paranatinga, Querência, Rosário Oeste, Sapezal e Vila Rica.
Ainda conforme Mendes, o Estado está impossibilitado de realizar concurso público, e essa foi a solução encontrada.
“Nós temos dezenas de cidades que o Estado não tem esse serviço. Nós estamos impossibilitados de fazer o concurso público, então a solução que nós encontramos foi fazer o credenciamento através de um treinamento que esses profissionais que se habilitarem, e foram credenciados, eles receberão esse treinamento e vão prestar, de maneira avulsa, esses serviços para o Estado.”
Os médicos receberão após a conclusão da perícia entregue no sistema laudo da Politec. O valor pago será de duas UPFs, de R$ 144, 43 por laudos de lesão corporal, duas para laudas de violência sexual, e quatro UPFs para laudos de necropsia, no valor total de R$ 577.72 reais.
O prazo de inscrição tem início 15 dias após a publicação do edital lançado e os interessados deverão preencher, em letra legível, o requerimento para credenciamento. O resultado da seleção será divulgado no site da Politec em até 30 dias após o envio da documentação.