Por Mirassol Urgente Por Nilomar Cunha
Quem nunca sonhou em voar?
Um dia um sonhador que, graças ao seu trabalho, conseguiu transformar seu sonho de voar em realidade: Alberto Santos Dumont. O Pai da Aviação, o mineiro Dumont, era um inventor desde criança. Seu pai, Henrique Dumont, deu a ele a oportunidade de estudar em Paris, na França, para aprender, dentre outras coisas, mecânica. Ao chegar lá se deparou com várias pessoas que, como ele, sonhavam em voar.
Mirassol também tem um sonhador e ele se chama Isaias Luís Pereira, 54 anos, casado, pai de dois filhos, conhecido como “carequinha”. Profissão: Mecânico de Manutenção Aeronáutico.
Sua história se da em 1977, aos 17 anos, quando conseguiu seu primeiro emprego de auxiliar de mecânica no aeroporto, na cidade de Guararapes, São Paulo.
Após realizar inúmeros cursos de aviação e tirar o Breve (habilitação para voar), “carequinha”, foi trabalhar em áreas de garimpo nas regiões de Pará e Rondônia. Sua grande missão era tirar aviões do mato. Com apenas algumas chaves, uma cantoneira (parte de asa), alguns parafusos e um rolo de arame, o avião novamente estava no ar, um verdadeiro Macgyver.
Luís já perdeu a conta dos aviões experimentais que construiu, desde o motor, funilaria, pintura e designer.
Sua vinda para Mirassol D’Oeste se deu graças ao Sr. Furlan, que a convite, acabou gostando desta cidade e acabou fincando raízes por estas bandas, onde a 18 anos toma conta do aeroporto municipal.
Todos os dias pela manhã, Luís anda pela pista de pouso, para verificar se essa esta em perfeitas condições de uso, a cata de materiais que possam causar danos no pouso ou decolagem. Sua maior reclamação é com o descuido de alguns pecuaristas, onde o gado além de pisotear a pista, pode provocar sérios acidentes, como o de um que antecede sua chegada à cidade, quando uma aeronave atropelou uma égua durante o pouso naquele aeroporto.
“Carequinha” lembra um acidente, quando pilotava um Cesna 206, na cidade de Guararapes, com mais 4 pessoas a bordo e deu uma pane no eixo da bomba de gasolina, a 30 segundo da finalização para o pouso. De repente, o avião começa a perder altura, inclina-se para baixo violentamente, furiosamente e cai em uma horta. Nesse acidente ele teve inúmeras fraturas e os demais ocupantes nada sofreram.
Entre tantas histórias, outro fato que ele faz questão de narrar é de um roubo no aeroporto, em 2008, por homens armados que renderam o vigia, e levaram duas aeronaves que estavam estacionadas em um hangar.
Recentemente carequinha construiu sozinho um Cesna 206, sendo que o motor ele fez dentro da cozinha da sua casa e, brevemente, vai leva-lo até Campo Grande, Mato Grosso do Sul, voando, para a vistoria e homologação da aeronave.
É um orgulho para nós mirassolenses termos esse piloto e mecânico em nossa cidade. Um profissional experiente, tarimbado – e extraordinariamente competente, onde seus filhos seguiram a mesma profissão do pai – piloto – em Guararapes.
Luís disse que todos os sábados e domingos a tarde, existem voos panorâmicos pela cidade de Mirassol D’Oeste.