logo

MT é alvo de operação nacional contra pedófilos


Por Agência Brasil

MT é alvo de operação nacional contra pedófilos

Mato Grosso está entre os 10 estados alvos da Operação Luz na Infância que cumpre 137 mandados de prisão e também de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (6) contra autores  de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet. 

A operação é realizada pelo Ministério da Justiça e está em sua 7ª edição. As ordens judiciais são cumpridas pela Polícia Civil em cada um dos estados onde há criminosos sexuais sendo investigados.

De acordo com o Ministério da Justiça, os crimes eram praticados no Brasil e mais 4 países: Argentina, Panamá, Paraguai e nos Estados Unidos (EUA).

Por enquanto, a Polícia Civil de Mato Grosso não repassou detalhes sobre quantos mandados foram cumpridos no Estado e nem em quais cidades mato-grossenses. 

No Brasil, a legislação prevê pena que varia de um a quatro anos para quem armazena esse tipo de conteúdo. O compartilhamento de materiais desse tipo pode resultar em penas de três a seis anos e, no caso de produção de conteúdo relacionado a crimes de exploração sexual, a pena varia de quatro a oito anos de prisão.

Os 137 mandados de busca e apreensão são cumpridos nos seguintes estados: Alagoas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Segundo o Ministério da Justiça, nos EUA há medidas sendo cumpridas nas cidades de Knoxville, Nashville, Dallas, Raleigh e Pittsburgh.

Mais detalhes sobre a operação serão apresentados ainda nesta sexta-feira (6) durante entrevista coletiva. (Com informações da Agência Brasil)